Manuais escolares jesuítas de filosofia: autorizado pela Comissão Nacional do Livro Didático na década de 1940

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DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5768

Palavras-chave:

Filosofia, Jesuítas, História da educação, Manuais escolares

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar os manuais escolares jesuítas de filosofia que foram autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático, na década de 1940. Nas primeiras décadas republicanas a influência do positivismo, liberalismo e laicismo na organização sócio-política-cultural, tem impacto sobre a (re)organização do currículo oficial do ensino secundário, e provocam o distanciar das humanidades. Mas, as articulações católicas no campo político educacional e o predomínio de tais instituições tradicionais, apontam seu status quo no governo e o poder editorial das letras católicas na formação da nação. Ao problematizar as fontes e documentos na investigação, permitiu adotar o método documental/bibliográfico. Nesse contexto, abordar aspectos do currículo oficial e a autorização dos manuais pelo governo, permite evidenciar a presença de manuais escolares jesuítas: Filosofia do Pe. José Castro Nery S. J., e Noções de História da Filosofia do líder intelectual católico Pe. Leonel Franca S. J., na formação da nação.

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Biografia do Autor

Aldemir Barbosa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Licenciado em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Professor pela Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina - SED/SC. 

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Silva, A. B. da. (2022). Manuais escolares jesuítas de filosofia: autorizado pela Comissão Nacional do Livro Didático na década de 1940. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5768