Manuais escolares jesuítas de filosofia: autorizado pela Comissão Nacional do Livro Didático na década de 1940
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5768Keywords:
Filosofia, Jesuítas, História da educação, Manuais escolaresAbstract
O artigo tem por objetivo apresentar os manuais escolares jesuítas de filosofia que foram autorizados pela Comissão Nacional do Livro Didático, na década de 1940. Nas primeiras décadas republicanas a influência do positivismo, liberalismo e laicismo na organização sócio-política-cultural, tem impacto sobre a (re)organização do currículo oficial do ensino secundário, e provocam o distanciar das humanidades. Mas, as articulações católicas no campo político educacional e o predomínio de tais instituições tradicionais, apontam seu status quo no governo e o poder editorial das letras católicas na formação da nação. Ao problematizar as fontes e documentos na investigação, permitiu adotar o método documental/bibliográfico. Nesse contexto, abordar aspectos do currículo oficial e a autorização dos manuais pelo governo, permite evidenciar a presença de manuais escolares jesuítas: Filosofia do Pe. José Castro Nery S. J., e Noções de História da Filosofia do líder intelectual católico Pe. Leonel Franca S. J., na formação da nação.
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