Prevenção do suicídio na escola na perspectiva da Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio:

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5770

Palavras-chave:

Educação em saúde, Formação de professores, Saúde mental, Suicídio na adolescência, Promoção de saúde

Resumo

O suicídio é um tema já analisado por diferentes frentes da ciência e da sociedade e sobre o qual não há consenso ou respostas definitivas – algo próprio de um fenômeno tão complexo. Na esfera educacional, o tema ganhou relevância pelo crescente número de tentativas e mortes por suicídio na população infanto-juvenil. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, este estudo objetivou relacionar a Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio com a temática da prevenção no ambiente escolar. Essa teoria indica que o pertencimento frustrado, a percepção de ser um peso e a capacidade para autoagressão são fatores que, ao interagirem entre si, compõem risco aumentado para o suicídio. Conclui-se que a Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio pode contribuir para um olhar embasado em uma teoria aplicável: o pertencimento e a percepção do valor da própria vida são construtos psicossociais que indicam amplos caminhos para a prevenção no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Aneliana da Silva Prado, Instituto Federal do Paraná/Psicóloga

Doutoranda em Psicologia (UFPR). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (IFPR). Licenciada em Letras Português e Inglês (UTFPR). Graduada em Psicologia (UFPR). Psicóloga escolar no Instituto Federal do Paraná/Campus Curitiba. Realiza estudos na área de prevenção do suicídio e promoção de saúde mental no ambiente escolar. 

Leandro Rafael Pinto, Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR – Campus Curitiba. Doutor e Mestre em Geografia (UFPR). Bacharel e Licenciado em Geografia (UFPR). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Diretor de Pós-Graduação do IFPR. Possui interesse nas áreas de Práticas de Ensino da Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Científicas e de Pesquisa, Geografia Socioambiental, Ensino da Geografia.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

da Silva Prado, A., & Pinto, L. R. (2022). Prevenção do suicídio na escola na perspectiva da Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio:: uma revisão de literatura. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5770