Prevenção do suicídio na escola na perspectiva da Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio:
uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5770Palavras-chave:
Educação em saúde, Formação de professores, Saúde mental, Suicídio na adolescência, Promoção de saúdeResumo
O suicídio é um tema já analisado por diferentes frentes da ciência e da sociedade e sobre o qual não há consenso ou respostas definitivas – algo próprio de um fenômeno tão complexo. Na esfera educacional, o tema ganhou relevância pelo crescente número de tentativas e mortes por suicídio na população infanto-juvenil. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, este estudo objetivou relacionar a Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio com a temática da prevenção no ambiente escolar. Essa teoria indica que o pertencimento frustrado, a percepção de ser um peso e a capacidade para autoagressão são fatores que, ao interagirem entre si, compõem risco aumentado para o suicídio. Conclui-se que a Teoria Interpessoal-Psicológica do Suicídio pode contribuir para um olhar embasado em uma teoria aplicável: o pertencimento e a percepção do valor da própria vida são construtos psicossociais que indicam amplos caminhos para a prevenção no contexto educacional.
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Referências
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