Uma Abordagem sobre Sistemas de Amortização à luz da Educação Financeira
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865Palavras-chave:
BNCC, Educação Financeira, Ensino Médio, Sistemas de Amortização, Tabela Price e SACResumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa acerca do ensino de Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica, cujo objetivo é expor uma proposta de ensino dos principais sistemas de amortização. Temática essa inserida nas discussões acerca da Educação Financeira Escolar, sobre a qual apresentamos sua atual importância para a sociedade e, consequentemente, sua implantação, a partir da homologação da BNCC. Nesse cenário, mostramos um estudo exemplificado e comparativo dos sistemas de amortização mais usuais, versando também acerca da presença deles em livros didáticos e em dissertações do PROFMAT. Em seguida, narramos a confecção, a aplicação e a análise do produto educacional feito ao longo da pesquisa: um livro produzido para auxiliar professores no ensino dos sistemas SAC e Tabela Price. Assim, o artigo se encerra na expectativa de promover conhecimentos que influenciarão o comportamento de uma nova geração de consumidores, contribuindo para a Educação Financeira dos leitores.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marília. Quer comprar um imóvel? Qual banco oferece o financiamento mais barato. Exame-Invest. São Paulo. 2019. Disponível em https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/compare-o-financiamento-de-imoveis-nos-bancos-apos-corte-de-juros-da-caixa/. Acesso em 2 de novembro de 2020.
BAGATINI, Anderson F. Sistemas de amortização de empréstimos. 2010. 27 f. Monografia (Graduação). Curso de Matemática, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Erechim. Erechim.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 de maior de 2021.
BRASIL. Decreto nº 5685, de 25 de janeiro de 2006. Diário Oficial da União. Institui o Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização - Coremec. Brasília. Seção 1, 26/01/2006, p. 1. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5685-25-janeiro-2006-540598-publicacaooriginal-41102-pe.html. Acesso em 31 de outubro de 2020.
BRASIL. Decreto nº 7397, de 22 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília. Seção 1, 23/12/2010, p. 7. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7397-22-dezembro-2010-609805-normaatualizada-pe.html. Acesso em 28 de setembro de 2020.
EIOPA. Report on financial literacy and education initiatives by competent authorities. 2011. Disponível em https://www.eiopa.europa.eu/sites/default/files/publications/pdfs/report_on_financial_literacy_and_education_eiopa-ccpfi-11-018_.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2020.
FREITAS, Bruno G. Empréstimos & financiamentos: uma abordagem sobre o ensino de sistemas de amortização à luz da Educação Financeira. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2021.
FREITAS, Bruno G; MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma discussão no âmbito da Educação Financeira no Ensino Médio. ENOPEM - Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática. Anais... Barra do Bugres, UNEMAT, 2020, s/p.
FREITAS, Bruno G. e MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma proposta para o ensino de Sistemas de Amortização no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - EM TEIA. Recife, v. 12, n. 2, p. 1 - 21, jul/ago. 2021a.
FREITAS, Bruno G; MOREIRA, Valéria G. A Matemática dos Empréstimos & Financiamentos no Ensino Médio. Rio de Janeiro, SBM, 2021b. Disponível em https://sbm.org.br/wp-content/uploads/2021/11/A_Matematica_dos_Emprestimos_e_Financiamentos.pdf. Acesso em 17 de novembro de 2021.
FREITAS, Bruno G., FERREIRA, Fernanda A. F. e MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma revisão sistemática sobre o ensino de Sistemas de Amortização. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM, v. 11, n. 3, p. 151 - 172, ago. 2021.
FILGUEIRAS, Isabel. SAC x tabela PRICE: qual é o melhor pra você? Valor Investe Imóveis. São Paulo. 2019. Disponível em https://valorinveste.globo.com/produtos/imoveis/noticia/2019/07/26/sac-x-tabela-price-qual-e-melhor-para-voce.ghtml. Acesso em 10 de abril de 2020.
MARQUES, Ernande. Matemática financeira no ensino médio: capitalização e amortização com o uso de planilha eletrônica. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Maranhão. São Luís.
MELLO, Cleyson M; ALMEIDA NETO, José Rogério M. e PRETILLO, Regina Célia. P. Taxonomia de Bloom. In: ______. ENADE e a Taxonomia de Bloom: maximização dos resultados e indicadores de qualidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2019. p. 28-53.
PEREIRA, Carolina B. C. e COUTO, Eduardo V. Sistemas de Amortização: Uma Abordagem para o Ensino Médio Regular. Revista Científica Fundação Osório. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1 - 27. jun. 2017.
OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/nationalstrategiesforfinancialeducation.htm. Acesso em 12 de setembro de 2020.
SANTOS, Marcelo J. F. Sistemas de amortização na Educação Básica. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Alagoas. Maceió.
SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba. 2013.
SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, Seropédica, n.66, p. 3-19, jan/jun. 2015.
SILVESTRE, Roberto F. A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio. 2015. 52 f. Monografia (Especialização). Curso de Especialização em Matemática para Professores. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.