Uma Abordagem sobre Sistemas de Amortização à luz da Educação Financeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865

Palavras-chave:

BNCC, Educação Financeira, Ensino Médio, Sistemas de Amortização, Tabela Price e SAC

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa acerca do ensino de Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica, cujo objetivo é expor uma proposta de ensino dos principais sistemas de amortização. Temática essa inserida nas discussões acerca da Educação Financeira Escolar, sobre a qual apresentamos sua atual importância para a sociedade e, consequentemente, sua implantação, a partir da homologação da BNCC. Nesse cenário, mostramos um estudo exemplificado e comparativo dos sistemas de amortização mais usuais, versando também acerca da presença deles em livros didáticos e em dissertações do PROFMAT. Em seguida, narramos a confecção, a aplicação e a análise do produto educacional feito ao longo da pesquisa: um livro produzido para auxiliar professores no ensino dos sistemas SAC e Tabela Price. Assim, o artigo se encerra na expectativa de promover conhecimentos que influenciarão o comportamento de uma nova geração de consumidores, contribuindo para a Educação Financeira dos leitores.

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Biografia do Autor

Bruno Freitas, CEFET-MG

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, dissertando sobre o ensino de Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica. A partir da pesquisa desenvolvida no referido programa, ele atua na implantação de projetos de Educação Financeira no Ensino Médio. Licenciado em Matemática pela UFMG em 2009, atua também como professor de Matemática em escolas privadas de Belo Horizonte - MG, desde 2007, trabalhando na gestão de projetos de pesquisa, preparação para o ENEM, organização de eventos, elaboração de itens e revisão de material didático.

Valéria Moreira, CEFET-MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul _SP (2014). Atualmente é professora de matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua como professora no ensino médio integrado ao técnico e na pós-graduação no curso PROFMAT. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Freitas, B., & Moreira, V. (2022). Uma Abordagem sobre Sistemas de Amortização à luz da Educação Financeira. Educação Em Foco, 25(46), 372–402. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865