An APPROACH TO AMORTIZATION SYSTEMS IN LIGHT OF FINANCIAL EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865

Keywords:

BNCC, Financial education, High school, Amortization Systems, Price Table and CAS

Abstract

This article presents an excerpt from a research on the teaching of Loans & Financing in Basic Education. Our objective is to present a teaching proposal on the main amortization systems. This topic is part of the discussions about School Financial Education, which we present its importance for society and its implementation, since the approval of the BNCC. In this scenario, we present an exemplified and comparative study of the most common amortization systems, also dealing with their presence in textbooks and PROFMAT essays. Then, we state the making, application and analysis of the educational product built during the research: a book to assist teachers in teaching the SAC and Price Table systems. The article ends with the expectation of promoting knowledge that influences the behavior of a new generation of consumers, contributing to the Financial Education of the readers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Freitas, CEFET-MG

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG, dissertando sobre o ensino de Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica. A partir da pesquisa desenvolvida no referido programa, ele atua na implantação de projetos de Educação Financeira no Ensino Médio. Licenciado em Matemática pela UFMG em 2009, atua também como professor de Matemática em escolas privadas de Belo Horizonte - MG, desde 2007, trabalhando na gestão de projetos de pesquisa, preparação para o ENEM, organização de eventos, elaboração de itens e revisão de material didático.

Valéria Moreira, CEFET-MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul _SP (2014). Atualmente é professora de matemática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua como professora no ensino médio integrado ao técnico e na pós-graduação no curso PROFMAT. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática.

References

ALMEIDA, Marília. Quer comprar um imóvel? Qual banco oferece o financiamento mais barato. Exame-Invest. São Paulo. 2019. Disponível em https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/compare-o-financiamento-de-imoveis-nos-bancos-apos-corte-de-juros-da-caixa/. Acesso em 2 de novembro de 2020.

BAGATINI, Anderson F. Sistemas de amortização de empréstimos. 2010. 27 f. Monografia (Graduação). Curso de Matemática, Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Erechim. Erechim.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 de maior de 2021.

BRASIL. Decreto nº 5685, de 25 de janeiro de 2006. Diário Oficial da União. Institui o Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiro, de Capitais, de Seguros, de Previdência e Capitalização - Coremec. Brasília. Seção 1, 26/01/2006, p. 1. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2006/decreto-5685-25-janeiro-2006-540598-publicacaooriginal-41102-pe.html. Acesso em 31 de outubro de 2020.

BRASIL. Decreto nº 7397, de 22 de dezembro de 2010. Diário Oficial da União. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Brasília. Seção 1, 23/12/2010, p. 7. Disponível em https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7397-22-dezembro-2010-609805-normaatualizada-pe.html. Acesso em 28 de setembro de 2020.

EIOPA. Report on financial literacy and education initiatives by competent authorities. 2011. Disponível em https://www.eiopa.europa.eu/sites/default/files/publications/pdfs/report_on_financial_literacy_and_education_eiopa-ccpfi-11-018_.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2020.

FREITAS, Bruno G. Empréstimos & financiamentos: uma abordagem sobre o ensino de sistemas de amortização à luz da Educação Financeira. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2021.

FREITAS, Bruno G; MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma discussão no âmbito da Educação Financeira no Ensino Médio. ENOPEM - Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática. Anais... Barra do Bugres, UNEMAT, 2020, s/p.

FREITAS, Bruno G. e MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma proposta para o ensino de Sistemas de Amortização no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana - EM TEIA. Recife, v. 12, n. 2, p. 1 - 21, jul/ago. 2021a.

FREITAS, Bruno G; MOREIRA, Valéria G. A Matemática dos Empréstimos & Financiamentos no Ensino Médio. Rio de Janeiro, SBM, 2021b. Disponível em https://sbm.org.br/wp-content/uploads/2021/11/A_Matematica_dos_Emprestimos_e_Financiamentos.pdf. Acesso em 17 de novembro de 2021.

FREITAS, Bruno G., FERREIRA, Fernanda A. F. e MOREIRA, Valéria G. Empréstimos & Financiamentos: uma revisão sistemática sobre o ensino de Sistemas de Amortização. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM, v. 11, n. 3, p. 151 - 172, ago. 2021.

FILGUEIRAS, Isabel. SAC x tabela PRICE: qual é o melhor pra você? Valor Investe Imóveis. São Paulo. 2019. Disponível em https://valorinveste.globo.com/produtos/imoveis/noticia/2019/07/26/sac-x-tabela-price-qual-e-melhor-para-voce.ghtml. Acesso em 10 de abril de 2020.

MARQUES, Ernande. Matemática financeira no ensino médio: capitalização e amortização com o uso de planilha eletrônica. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Maranhão. São Luís.

MELLO, Cleyson M; ALMEIDA NETO, José Rogério M. e PRETILLO, Regina Célia. P. Taxonomia de Bloom. In: ______. ENADE e a Taxonomia de Bloom: maximização dos resultados e indicadores de qualidade. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 2019. p. 28-53.

PEREIRA, Carolina B. C. e COUTO, Eduardo V. Sistemas de Amortização: Uma Abordagem para o Ensino Médio Regular. Revista Científica Fundação Osório. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 1 - 27. jun. 2017.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em http://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/nationalstrategiesforfinancialeducation.htm. Acesso em 12 de setembro de 2020.

SANTOS, Marcelo J. F. Sistemas de amortização na Educação Básica. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Universidade Federal de Alagoas. Maceió.

SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva. Curitiba. 2013.

SILVA, Amarildo M. e POWEL, Arthur B. Educação Financeira na Escola: A perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim GEPEM, Seropédica, n.66, p. 3-19, jan/jun. 2015.

SILVESTRE, Roberto F. A importância do ensino da matemática financeira no ensino médio. 2015. 52 f. Monografia (Especialização). Curso de Especialização em Matemática para Professores. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

Published

2022-08-30

How to Cite

Freitas, B., & Moreira, V. (2022). An APPROACH TO AMORTIZATION SYSTEMS IN LIGHT OF FINANCIAL EDUCATION. Educação Em Foco, 25(46), 372–402. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5865