A cultura da avaliação e da responsabilização nas reformas educacionais pós-1990

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5867

Palavras-chave:

Cultura de avaliação. Responsabilização. Políticas Educacionais.

Resumo

As práticas educativas no “chão” da escola são orientadas por meio das concepções postas nas políticas educacionais, designadas pelas reformas administrativas.  O objetivo da pesquisa foi compreender o papel do Estado e das reformas educacionais na cultura de avaliação e de responsabilização na educação brasileira, tendo, como ponto de partida, a compreensão de que a educação pública é um campo complexo, dinâmico e arenoso. A metodologia esteve pautada em uma abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa exploratória em uma escola pública municipal de Maceió. Os principais resultados apontaram que as reformas educacionais instauradas pós-1990, que intensificaram a cultura de avaliação e de responsabilização, modificaram a organização da escola, atribuindo princípios mercadológicos na prática educacional, por meio da administração pública gerencial.

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Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas.

Dayane Queiroz dos Santos Carvalho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Silva, G. da, & Carvalho, D. (2021). A cultura da avaliação e da responsabilização nas reformas educacionais pós-1990. Educação Em Foco, 24(44), 397–421. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5867