Formação, saberes docente e identidade profissional:
o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882Palavras-chave:
Formação de professores, Identidade profissional, Saberes do docenteResumo
O trabalho em tela, discute sobre processo de formação docente, destacando saberes que perpassam a profissão e a construção da Identidade profissional do professor. A pesquisa, cunho qualitativo, foi realizada com professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Mamanguape-PB. O aporte norteador dessa reflexão encontra-se na reconfiguração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e teóricos que tratam dos saberes e da profissionalização docente. A pesquisa revelou que a profissão docente requer saberes próprios a essa profissão e que os conhecimentos dos professores são oriundos a partir de um processo formativo que percorre todo o processo de atuação do profissional, nesse sentido os conhecimentos adquiridos no seu processo de formação inicial, de sua prática e de seu processo contínuo de reflexão conduz a sua ação, sua prática como profissional docente.
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Referências
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