Formação, saberes docente e identidade profissional:

o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB

Autores

  • Aline Cleide Batista UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Adriana Santos Lima

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882

Palavras-chave:

Formação de professores, Identidade profissional, Saberes do docente

Resumo

O trabalho em tela, discute sobre processo de formação docente, destacando saberes que perpassam a profissão e a construção da Identidade profissional do professor. A pesquisa, cunho qualitativo, foi realizada com professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Mamanguape-PB. O aporte norteador dessa reflexão encontra-se na reconfiguração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e teóricos que tratam dos saberes e da profissionalização docente. A pesquisa revelou que a profissão docente requer saberes próprios a essa profissão e que os conhecimentos dos professores são oriundos a partir de um processo formativo que percorre todo o processo de atuação do profissional, nesse sentido os conhecimentos adquiridos no seu processo de formação inicial, de sua prática e de seu processo contínuo de reflexão conduz a sua ação, sua prática como profissional docente.

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Biografia do Autor

Aline Cleide Batista, UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2014); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008); Especialista em Processos Educacionais e Graduada em Pedagogia pela UFRN; Atualmente é Professora Adjunta III, na Universidade Federal da Paraíba- UFPB, vinculada ao Departamento de Educação (DED/CCAE/UFPB), atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação de Surdos, Diversidade, Multiculturalismo e Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas. Email: alinecleide@yahoo.com.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6912-9553

Adriana Santos Lima

Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba Especialista  pela Universidade Federal da Paraíba, MBA em Gestão Escolar pela USP-Esalq E-mail: adrianavih1904@gmail.com,  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3177-1353.

Referências

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Batista, A. C., & Lima, A. S. . (2022). Formação, saberes docente e identidade profissional:: o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB. Educação Em Foco, 25(46), 464–488. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882