Formação, saberes docente e identidade profissional:
o que dizem as professoras do munícipio de Mamanguape-PB
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5882Keywords:
Teacher training. Teacher´s knowledge. Professional identityAbstract
The work on screen discusses the process of teacher education, highlighting knowledge that permeates the professional and the construction of the teacher´s professional identity. The research, qualitative in nature, was carried out with teachers who work in the early years of elementary school in the city of Mamanguape-PB. The guiding contribuition of this reflection is found in he reconfiguration of the Law of Guidelines and Bases of National Education n° 9.395/96 and theorist that deal with the knowledge and professionalization of teachers. The research reveled that the teaching profession requires knowledge specif to this profession and that the knowlegde of teachers comes from a training process that runs through the entire process of professional performance, in this sense, the knowlwgde acquired in their initial training process, of his practice ando f his continuous processo reflection leads to his action, his practice as a teaching professional.
Downloads
References
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: Forma-se para a mudança e a incerteza. 5 ed. São Paulo, Cortez,2005.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
LIBÂNEO, José C. Adeus Professor, Adeus Professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. Goiânia, Cortez,1998.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (ORG). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
_________. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: publicações Dom Quixote, p. 12-33, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances- Vol. 3- Setembro de 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13. ed. Petrópolis, RJ:Vozes,2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.