Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124

Palavras-chave:

História da Educação Profissional. Historiografia. Estado do conhecimento.

Resumo

A educação profissional tem ganhado cada vez mais espaço no campo da educação, como um dos temas da História da Educação. Assim, este artigo objetiva, no geral, elencar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de pesquisas nas pós-graduações brasileiras que trataram de temáticas relacionadas à História da Educação Profissional; no específico, desenvolver o estado do conhecimento da produção de dissertações e teses, mapeando e discutindo aspectos e dimensões da produção, no que concerne à vinculação institucional, a área de conhecimento, temáticas escolhidas e temporalidades pesquisadas. A opção pelo estado do conhecimento como metodologia tem a ver com as possiblidades analíticas oferecidas para o conhecimento do campo investigativo e, também, pelas contribuições que oferecem para se saber o percurso de pesquisa numa dada temporalidade. Na conclusão, ressaltam-se as tendências de pesquisa para campo, as lacunas encontradas e, por conseguinte, apresenta-se uma pauta de possibilidades de pesquisa.

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Biografia do Autor

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Foi professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2011 e 2013, lecionando nos cursos de História, Museologia e Turismo. Trabalhou na Faculdade Santa Rita (Conselheiro Lafaiete/MG), como professor das disciplinas relativas às Ciências Humanas, e coordenador do curso de graduação em Geografia, entre 2009 e 2014. Foi professor do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (Virginópolis/MG), entre os anos de 2004 e 2009, onde lecionou no curso de graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, bem como tem experiência na área de organização e análise de acervos documentais e Patrimônio Histórico. Foi um dos organizadores do livro "As Minas e o Império: dinâmicas locais e projetos coloniais portugueses" (Editora Fino Traço, 2013). Tem se dedicado ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica, com especial atenção para a História da Educação Profissional. É membro do grupo de pesquisa GEPHHEP (Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Profissional) e do GEPET (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, atuando como professor de História, e como professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Irlen Antônio Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Formado em Pedagogia e Doutor em Educação pela UFMG. Professor Associado IV, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, onde atua como professor de História da Educação Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Profissional. GEPHHEP. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: cultura escolar, História dos Intelectuais e do pensamento social, História da Educação Profissional brasileira, ensino técnico primário e História das Instituições Educativas.

Fernanda Daniele de Abreu Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Graduação em Direito pela Faculdade Milton Campos. Pesquisadora bolsista pelo CNPQ. Integrante do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - GEPHHEP. Experiência profissional na advocacia e consultoria jurídica, com ênfase em Direito do Trabalho. Atua ainda no Direito cível, Direito de Família e Direito Administrativo. Experiência em pesquisa ligada as áreas de Direito, História do Direito, Análise do Discurso e História da Educação. Iniciação científica pela FAPEMIG.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Menezes e Oliveira, P., Antônio Gonçalves, I., & Daniele de Abreu Pereira, F. (2021). Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional. Educação Em Foco, 24(44), 9–33. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124