Educação e ensino profissional no Brasil: o estado do conhecimento das produções de pesquisas no âmbito da História da Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124Palavras-chave:
História da Educação Profissional. Historiografia. Estado do conhecimento.Resumo
A educação profissional tem ganhado cada vez mais espaço no campo da educação, como um dos temas da História da Educação. Assim, este artigo objetiva, no geral, elencar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de pesquisas nas pós-graduações brasileiras que trataram de temáticas relacionadas à História da Educação Profissional; no específico, desenvolver o estado do conhecimento da produção de dissertações e teses, mapeando e discutindo aspectos e dimensões da produção, no que concerne à vinculação institucional, a área de conhecimento, temáticas escolhidas e temporalidades pesquisadas. A opção pelo estado do conhecimento como metodologia tem a ver com as possiblidades analíticas oferecidas para o conhecimento do campo investigativo e, também, pelas contribuições que oferecem para se saber o percurso de pesquisa numa dada temporalidade. Na conclusão, ressaltam-se as tendências de pesquisa para campo, as lacunas encontradas e, por conseguinte, apresenta-se uma pauta de possibilidades de pesquisa.
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