EDUCACIÓN Y ENSEÑANZA PROFESIONAL EN BRASIL: el estado del conocimiento de las producciones de investigación en el contexto de la Historia de la Educación Profesional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124

Palabras clave:

Historia de la Educación Profesional. Historiografía. Estado del conocimiento.

Resumen

La Historia de la Educación Profesional ha ganado cada vez más espacio en el campo llamado Historia de la Educación. Desde los caminos abiertos por las discusiones relacionadas con la cultura escolar, el discurso político, los intelectuales, así como las instituciones educativas, el estudio de la educación para el trabajo ha ido ampliando su alcance, los plazos e incluso los tipos de documentos a disposición de los investigadores. Ante este escenario, este artículo trae algunas reflexiones sobre el estado del arte de la investigación relacionada con la historia de la educación profesional, con especial atención a las disertaciones y tesis producidas en Brasil, dedicadas al tema mencionado. En el trabajo en pantalla buscamos mezclar un análisis tanto cuantitativo como cualitativo, observando, en el primer caso, el volumen de producciones y cómo se presentan dentro de los programas de posgrado; en el segundo, el perfil de los estudios, las metodologías y fuentes utilizadas, entre otros. Una vez construidos los datos, procedemos a un análisis, discusión y problemas del material levantado, buscando observar las tendencias de investigación. Además, se pretende reflexionar sobre las posibilidades de investigación que aún no han sido suficientemente exploradas.

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Biografía del autor/a

Pablo Menezes e Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), mestre em História pela mesma Universidade (2005), e graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003). Foi professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto entre os anos de 2011 e 2013, lecionando nos cursos de História, Museologia e Turismo. Trabalhou na Faculdade Santa Rita (Conselheiro Lafaiete/MG), como professor das disciplinas relativas às Ciências Humanas, e coordenador do curso de graduação em Geografia, entre 2009 e 2014. Foi professor do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (Virginópolis/MG), entre os anos de 2004 e 2009, onde lecionou no curso de graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, bem como tem experiência na área de organização e análise de acervos documentais e Patrimônio Histórico. Foi um dos organizadores do livro "As Minas e o Império: dinâmicas locais e projetos coloniais portugueses" (Editora Fino Traço, 2013). Tem se dedicado ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica, com especial atenção para a História da Educação Profissional. É membro do grupo de pesquisa GEPHHEP (Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Historiografia da Profissional) e do GEPET (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco, atuando como professor de História, e como professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Irlen Antônio Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Formado em Pedagogia e Doutor em Educação pela UFMG. Professor Associado IV, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, onde atua como professor de História da Educação Profissional. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Profissional. GEPHHEP. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: cultura escolar, História dos Intelectuais e do pensamento social, História da Educação Profissional brasileira, ensino técnico primário e História das Instituições Educativas.

Fernanda Daniele de Abreu Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Graduação em Direito pela Faculdade Milton Campos. Pesquisadora bolsista pelo CNPQ. Integrante do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - GEPHHEP. Experiência profissional na advocacia e consultoria jurídica, com ênfase em Direito do Trabalho. Atua ainda no Direito cível, Direito de Família e Direito Administrativo. Experiência em pesquisa ligada as áreas de Direito, História do Direito, Análise do Discurso e História da Educação. Iniciação científica pela FAPEMIG.

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Menezes e Oliveira, P., Antônio Gonçalves, I., & Daniele de Abreu Pereira, F. (2021). EDUCACIÓN Y ENSEÑANZA PROFESIONAL EN BRASIL: el estado del conocimiento de las producciones de investigación en el contexto de la Historia de la Educación Profesional. Educação Em Foco, 24(44), 9–33. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6124