A teoria social crítica de Gramsci
contribuições e limites para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6562Palavras-chave:
Brasil, Educação, Pensamento de Gramsci, SociedadeResumo
Nesse artigo, analiso o pensamento marxista de Antonio Gramsci para refletir sobre a sociedade e educação brasileiras. Para isso, levanto as seguintes perguntas: o pensamento gramsciano continua atual para interpretar a sociedade e a educação, como a brasileira? Ou ele continua tendo seu importante valor como clássico, contudo, apresenta limites e desafios para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade? Com isso, objetivo refletir sobre o pensamento desse intelectual, identificando suas contribuições e desafios para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade. Esse texto é parte de um mestrado em educação, que é relido criticamente no doutorado em ciências sociais, ajudando, assim, a aprofundar uma reflexão teórica e epistemológica sobre o referido pensamento. Assim, esse artigo compartilha parte de uma pesquisa, que aqui foca a dimensão teórico-conceitual, mostrando as contribuições de Gramsci, assim como seus limites e desafios para pensar sociedades e educações do tipo da brasileira.
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