A teoria social crítica de Gramsci

contribuições e limites para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6562

Palavras-chave:

Brasil, Educação, Pensamento de Gramsci, Sociedade

Resumo

Nesse artigo, analiso o pensamento marxista de Antonio Gramsci para refletir sobre a sociedade e educação brasileiras. Para isso, levanto as seguintes perguntas: o pensamento gramsciano continua atual para interpretar a sociedade e a educação, como a brasileira? Ou ele continua tendo seu importante valor como clássico, contudo, apresenta limites e desafios para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade? Com isso, objetivo refletir sobre o pensamento desse intelectual, identificando suas contribuições e desafios para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade. Esse texto é parte de um mestrado em educação, que é relido criticamente no doutorado em ciências sociais, ajudando, assim, a aprofundar uma reflexão teórica e epistemológica sobre o referido pensamento. Assim, esse artigo compartilha parte de uma pesquisa, que aqui foca a dimensão teórico-conceitual, mostrando as contribuições de Gramsci, assim como seus limites e desafios para pensar sociedades e educações do tipo da brasileira. 

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Biografia do Autor

Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA (Mestrado e Doutorado). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2014) e Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2021-2022). Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas. Coordenador Adjunto do Projeto de Pesquisa Bem Viver. Campos temáticos de pesquisa: Pensamento social e educacional brasileiro/latino-americano; Estudos pós(de)-coloniais e educação; educação publica e democracia na sociedade brasileira;  Movimentos sociais e educação do campo/popular. Sociologia da educação. 

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Corrêa, S. R. M. (2023). A teoria social crítica de Gramsci: contribuições e limites para pensar a sociedade e educação brasileiras na atualidade. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6562