Formação de professores sobre Recursos Educacionais Abertos:

engajamento na Educação a Distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6588

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, Teoria e prática docente, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar as percepções dos professores no desenvolvimento de uma formação para o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) na Educação a Distância (EaD) realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Norte do Brasil. A pesquisa de natureza aplicada foi feita nos princípios da modalidade de pesquisa coletiva, com abordagem qualitativa e objetivos descritivos, utilizando como instrumentos as ferramentas digitais no Moodle. Os dados coletados foram analisados por meio da espiral de Creswell. No processo formativo, foram valorizadas as reflexões sobre a teoria e a prática, mobilizando os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais, construindo alternativas diferenciadas e inovadoras para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que as estratégias apresentadas na formação podem ser incorporadas à prática dos professores de EaD, desde a metodologia numa perspectiva construtivista, associada aos conhecimentos técnicos, no uso de ferramentas digitais e vivência dos REA.

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Biografia do Autor

Alessandra Cristina de Angeli, Instituto Federal do Acre - Ifac

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal do Acre (Ifac) (2021). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2002); Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (2002); Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela FAECA (1996). Pedagoga do Centro de Referência em EaD do Ifac.

Ricardo dos Santos Pereira, Instituto Federal do Acre - Ifac

Doutor em Ciências/Biologia Celular e Molecular (2018), pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Mestre em Ciências/Bioquímica (2007), pelo Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ); Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (2004) e Bacharelado em Biologia do Desenvolvimento (2005), pela Universidade Federal Fluminense (IB/UFF); É professor de Biologia do Instituto Federal do Acre (IFAC); coordenador do Projeto "Espaço IFAC de Ciências".

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Publicado

17/07/2023

Como Citar

Angeli, A. C. de, & Santos Pereira, R. dos. (2023). Formação de professores sobre Recursos Educacionais Abertos:: engajamento na Educação a Distância. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6588