Brasil, 1822/2022:

200 anos de escolarização

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho UFMG

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6592

Palavras-chave:

Bicentenário, Civilização, Educação Escolar, Modernização

Resumo

Este artigo tem como tema o processo de escolarização no Brasil nos últimos 200 anos. Seu objetivo é apresentar a forma como, no transcorrer desse período, a instituição escolar estabeleceu ou forneceu parâmetros fundamentais de classificação social, política, cultural e econômica. O artigo resulta de pesquisa histórica e bibliográfica que considera a polissemia do termo “escolarização”, bem como a pertinência de articulá-lo, no tempo e no espaço, com as demais dimensões da vida social. As fontes utilizadas foram os jornais, a literatura e uma ampla gama de trabalhos sobre o tema. O texto se estrutura em três focos — a relação entre a escolarização, civilização, progresso e modernização. Como resultado, demonstra como, no decorrer de dois séculos, a escola se estabeleceu como agência formadora das novas gerações, usufruindo de capital importância nas sociedades contemporâneas.

 

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Faria Filho, L. M. de. (2022). Brasil, 1822/2022: : 200 anos de escolarização . Educação Em Foco, 25(46), 8–33. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6592

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil