Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974)

Resgate da memória em histórias de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595

Palavras-chave:

Histórias de vida, Biografia-narrativa., Ensino português., Professor primário aposentado., Memória histórica

Resumo

Resgatámos memórias narradas por 7 professores primários aposentados (relatos de vida reconstruidos em histórias de vida), como alunos do ensino primário, secundário e na Magistério Primário no Estado Novo e como professor (profissão no contexto socio-histórico), no período antes e depois de 1974. Usámos o enfoque biográfico-narrativo, no seio da metodologia qualitativa, com base fenomenológica e hermenêutica. O estudo decorreu entre 2019-20 no domicilio dos professores e cumprindo as regras éticas e legais. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade (narrativa biográfica) e à observação particiante (notas de campo). Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e as reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) de reconstrução do percurso e identidade ‘ser professor’ naquele tempo socio-histórico. Igualmente analisámos as visões e representações que esses professores entrevistados tinham do ensino e da escola na atualidade.

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Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação

Título de Agregado Universitário na área da Educação/H.ª da Educação Social. Doutor em Ciencias da Educação (àrea de H.ª da Educação /Teoria e H.ª da Educação), Mestre em Educação/Ciências da Educação e Licenciado em Pedagogia e em Filosofia. É docente do ensino superior politécnico desde 1987, pertence ao Dept.º/UTC-CSH, é presentemente coordenador do Mestrado de Intervenção Social Escolar (2014--) e Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Educação (2018-2022), para além de outras funções académicas e institucionais (avaliador externo). É investigador integrado no CeiED da Universidade Lusófona de Lisboa.

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Martins, E. C. (2023). Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974): Resgate da memória em histórias de vida. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595