Relatos de vida de professores primários portugueses (Antes e depois de 1974)
Resgate da memória em histórias de vida
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6595Palavras-chave:
Histórias de vida, Biografia-narrativa., Ensino português., Professor primário aposentado., Memória históricaResumo
Resgatámos memórias narradas por 7 professores primários aposentados (relatos de vida reconstruidos em histórias de vida), como alunos do ensino primário, secundário e na Magistério Primário no Estado Novo e como professor (profissão no contexto socio-histórico), no período antes e depois de 1974. Usámos o enfoque biográfico-narrativo, no seio da metodologia qualitativa, com base fenomenológica e hermenêutica. O estudo decorreu entre 2019-20 no domicilio dos professores e cumprindo as regras éticas e legais. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade (narrativa biográfica) e à observação particiante (notas de campo). Submetemos o seu conteúdo a categorias analíticas e de interpretação no tempo histórico, cujos resultados demonstraram uma relação entre histórias e as reminiscências relatadas e articulação dos processos identitários (biográfico e relacional) de reconstrução do percurso e identidade ‘ser professor’ naquele tempo socio-histórico. Igualmente analisámos as visões e representações que esses professores entrevistados tinham do ensino e da escola na atualidade.
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