Significações da maternidade nas vozes de professoras que não foram mães

uma revisão bibliog´rafica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6600

Palavras-chave:

Docência, Gênero, Narrativas

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa que investiga as significações da maternidade por parte de professoras que não foram mães e foi produzido a partir de pesquisa bibliográfica, na qual buscamos trabalhos que apontassem possibilidades de diálogos com a investigação proposta. Em um primeiro momento, realizamos buscas nos anais das seis últimas reuniões da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), mas depois a pesquisa se estendeu, também, para outras fontes de pesquisa que pudessem dar suporte ao estudo, desde que, dentro dos parâmetros de áreas afins das Ciências Humanas e Sociais. O resultado levantou possibilidades de recortes teóricos e metodológicos contemporâneos no que diz respeito às seguintes temáticas: gênero e educação; história das mulheres na carreira docente; os significados da não maternidade e a pesquisa com entrevistas narrativas.

 

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Biografia do Autor

Maria José Pinto de Mello Carvalho, FAE UEMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1983), especialização (1993) em Antropologia pela Universidade de Brasília.Atualmente é diretora e coordenadora pedagógica da Escola Ana de Melo Azevedo,em Cássia,MG.Tem como foco de trabalho a orientação de estudantes e suporte aos professores para a melhoria do aprendizado e como interesse de pesquisa os estudos sobre gênero e formação de professores em uma perspectiva antropológica.

Karla Cunha Pádua, UEMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

Pinto de Mello Carvalho, M. J., & Cunha Pádua, K. (2023). Significações da maternidade nas vozes de professoras que não foram mães: uma revisão bibliog´rafica. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6600