As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632Palavras-chave:
Serviço Social, Diretrizes curriculares, Contrarreforma universitária, Ensino a distânciaResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada em um trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é refletir sobre os desafios impostos pelo avanço do ensino a distância, emergido no contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro, à proposta das Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, elaboradas pela ABEPSS. O caminho metodológico do estudo teve como referência a perspectiva da totalidade inscrita no materialismo histórico dialético marxista. Os resultados nos permite inferir que a expansão desenfreada dos cursos de Serviço Social, sobretudo na modalidade a distância, em função de seu caráter aligeirado e precarizado têm reforçado as tendências contemporâneas de desqualificação profissional, abrindo as possibilidades de emersão de um novo perfil profissional, diverso do perfil preconizado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, logo, pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.
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