As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632

Palavras-chave:

Serviço Social, Diretrizes curriculares, Contrarreforma universitária, Ensino a distância

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada em um trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é refletir sobre os desafios impostos pelo avanço do ensino a distância, emergido no contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro, à proposta das Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, elaboradas pela ABEPSS. O caminho metodológico do estudo teve como referência a perspectiva da totalidade inscrita no materialismo histórico dialético marxista. Os resultados nos permite inferir que a expansão desenfreada dos cursos de Serviço Social, sobretudo na modalidade a distância, em função de seu caráter aligeirado e precarizado têm reforçado as tendências contemporâneas de desqualificação profissional, abrindo as possibilidades de emersão de um novo perfil profissional, diverso do perfil preconizado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, logo, pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.

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Biografia do Autor

Liliane gomes de abrantes andrade, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017). Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2019). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2021). Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Realizando estudos e pesquisas sobre formação profissional e mercado de trabalho profissional do Serviço Social.

Endereço para acessar lattes: https://lattes.cnpq.br/9497777845392052

Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3221-5826

Moema Amélia Serpa Lopes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Associada com dedicação exclusiva da Universidade Estadual da Paraíba. Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Docente da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba.Coordenadora da Pós-Graduação/UEPB (2018-2020), membro do GTP de Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional da ABEPSS -2017-2020. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social - GETRAPS, realizando estudos e pesquisas sobre Trabalho, Trabalho Profissional e Serviço Social. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

03/08/2023

Como Citar

gomes de abrantes andrade, L., & Serpa Lopes de Souza, M. A. (2023). As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632