As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632

Palavras-chave:

Serviço Social, Diretrizes curriculares, Contrarreforma universitária, Ensino a distância

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada em um trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é refletir sobre os desafios impostos pelo avanço do ensino a distância, emergido no contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro, à proposta das Diretrizes Curriculares do curso de Serviço Social, elaboradas pela ABEPSS. O caminho metodológico do estudo teve como referência a perspectiva da totalidade inscrita no materialismo histórico dialético marxista. Os resultados nos permite inferir que a expansão desenfreada dos cursos de Serviço Social, sobretudo na modalidade a distância, em função de seu caráter aligeirado e precarizado têm reforçado as tendências contemporâneas de desqualificação profissional, abrindo as possibilidades de emersão de um novo perfil profissional, diverso do perfil preconizado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, logo, pelo Projeto Ético-Político do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane gomes de abrantes andrade, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017). Especialista em Serviço Social, Políticas Públicas e Trabalho Profissional pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2019). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2021). Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Realizando estudos e pesquisas sobre formação profissional e mercado de trabalho profissional do Serviço Social.

Endereço para acessar lattes: https://lattes.cnpq.br/9497777845392052

Link do Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3221-5826

Moema Amélia Serpa Lopes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Associada com dedicação exclusiva da Universidade Estadual da Paraíba. Graduação, Mestrado e Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Docente da Graduação e Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba.Coordenadora da Pós-Graduação/UEPB (2018-2020), membro do GTP de Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional da ABEPSS -2017-2020. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho e Proteção Social - GETRAPS, realizando estudos e pesquisas sobre Trabalho, Trabalho Profissional e Serviço Social. (Texto informado pelo autor)

Referências

ABEPSS. Diretrizes curriculares do curso de Serviço social, organizadas pela comissão de especialistas de ensino em Serviço Social em 1999. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311140412406970.pdf>. Acesso em 05 de Abr. de 2020b.

ABEPSS. Projeto ABEPSS Itinerante. Estágio Supervisionado em Serviço Social: desfazendo nós e construindo alternativas. Mimeo, 2014.

ABEPSS. Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social: com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de janeiro: 1996. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf >. Acesso em 05 de Abr. de 2020.

BOSCHETTI, I. S. O desenho das diretrizes curriculares e dificuldades na sua implementação. Revista Temporalis, São Paulo, jul./dez., p. 9-30. 2004.

BRASIL. Resolução nº 15, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social: resolução nº 15, de Março de 2002. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311141012990370.pdf>. Acesso em: 05 Abr. 2020.

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Sistema E-mec. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 29 ago. 2019.

CFESS. Sobre a incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social. Brasília: CFESS, v. 1, 2015. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/incompatibilidadevolume1_2015-Site.pdf>. Acesso em: 20 Mar. 2020.

CHAGAS, Bárbara da Rocha Figueiredo. Ensino à distância e Serviço Social: desqualificação profissional e ameaças contemporâneas. Textos e contextos, Porto Alegre, v.15, n. 1, p.43-58, jan./jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.21074

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. Ed. São Paulo: Cortez, 2015a.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2015b.

IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. São Paulo. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282014000400002>. Acesso em 05 Abr. de 2020.

LIMA, Katia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: xamã, 2007.

LIMA, Katia; PEREIRA, Larissa D. Contra-reforma na Educação Superior brasileira: Impactos na formação profissional em Serviço Social. Revista Sociedade em debate, Pelotas, n.15, p. 31-50, jan./jun. 2009.

MEC/INEP. Censo da Educação Superior de 2017. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.

MOTA, Ana, E. Trabalho e Serviço Social: Considerações sobre o conteúdo dos componentes curriculares. Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, v. II, n.14, p. 55-88, jul./dez. 2007.

PEREIRA, L, D. Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre os anos de 2003 e 2016: desafios para a formação profissional. Katálises, Florianópolis, v.21, n.1, p.189-199, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p189

PEREIRA, L, D. Mercantilização do Ensino Superior, educação a Distância e Serviço Social. Katálisis, Florianópolis, v. 12, n.2, p.268-277, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000200017

PEREIRA, L, D; FERREIRA, A, T dos Santos; SOUZA, A, C, Viana. Análise comparativa entre expansão dos cursos de Serviço Social EAD e presenciais. Temporalis, Brasília –DF, n.27, p.181-202, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2014v14n27p181-202

WERNER, Rosiléa Clara. Análise das diretrizes curriculares para o Serviço. Social a partir da resolução CNE/CES 15/2002. In: Congresso Internacional de Educação, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 Mar. 2020.

Publicado

03/08/2023

Como Citar

gomes de abrantes andrade, L., & Serpa Lopes de Souza, M. A. (2023). As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632