As diretrizes curriculares da ABEPSS frente ao avanço do ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6632Keywords:
Serviço Social, Diretrizes curriculares, Contrarreforma universitária, Ensino a distânciaAbstract
This article is the result of a bibliographic research carried out in a course conclusion work, whose objective is to reflect on the challenges imposed by the advancement of distance learning, which emerged in the context of the counter-reform of Brazilian higher education, to the proposal of the Curricular Guidelines of the course of Social Service, prepared by ABEPSS. The methodological path of the study had as a reference the perspective of totality inscribed in the Marxist dialectical historical materialism. The results allow us to infer that the unbridled expansion of Social Work courses, especially in the distance modality, due to its lightened and precarious nature, has reinforced the contemporary trends of professional disqualification, opening the possibilities for the emergence of a new, diverse professional profile. of the profile recommended by the ABEPSS Curriculum Guidelines, therefore, by the Ethical-Political Project of Social Work.
Downloads
References
ABEPSS. Diretrizes curriculares do curso de Serviço social, organizadas pela comissão de especialistas de ensino em Serviço Social em 1999. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311140412406970.pdf>. Acesso em 05 de Abr. de 2020b.
ABEPSS. Projeto ABEPSS Itinerante. Estágio Supervisionado em Serviço Social: desfazendo nós e construindo alternativas. Mimeo, 2014.
ABEPSS. Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social: com base no currículo mínimo aprovado em Assembleia Geral Extraordinária de 8 de novembro de 1996. Rio de janeiro: 1996. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf >. Acesso em 05 de Abr. de 2020.
BOSCHETTI, I. S. O desenho das diretrizes curriculares e dificuldades na sua implementação. Revista Temporalis, São Paulo, jul./dez., p. 9-30. 2004.
BRASIL. Resolução nº 15, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social: resolução nº 15, de Março de 2002. Disponível em: <http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311141012990370.pdf>. Acesso em: 05 Abr. 2020.
BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Sistema E-mec. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 29 ago. 2019.
CFESS. Sobre a incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social. Brasília: CFESS, v. 1, 2015. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/incompatibilidadevolume1_2015-Site.pdf>. Acesso em: 20 Mar. 2020.
CHAGAS, Bárbara da Rocha Figueiredo. Ensino à distância e Serviço Social: desqualificação profissional e ameaças contemporâneas. Textos e contextos, Porto Alegre, v.15, n. 1, p.43-58, jan./jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2016.1.21074
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. Ed. São Paulo: Cortez, 2015a.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2015b.
IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. São Paulo. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-66282014000400002>. Acesso em 05 Abr. de 2020.
LIMA, Katia. Contra-reforma na educação superior: de FHC a Lula. São Paulo: xamã, 2007.
LIMA, Katia; PEREIRA, Larissa D. Contra-reforma na Educação Superior brasileira: Impactos na formação profissional em Serviço Social. Revista Sociedade em debate, Pelotas, n.15, p. 31-50, jan./jun. 2009.
MEC/INEP. Censo da Educação Superior de 2017. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2020.
MOTA, Ana, E. Trabalho e Serviço Social: Considerações sobre o conteúdo dos componentes curriculares. Revista Temporalis, Brasília: ABEPSS, v. II, n.14, p. 55-88, jul./dez. 2007.
PEREIRA, L, D. Expansão dos cursos públicos de Serviço Social entre os anos de 2003 e 2016: desafios para a formação profissional. Katálises, Florianópolis, v.21, n.1, p.189-199, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n1p189
PEREIRA, L, D. Mercantilização do Ensino Superior, educação a Distância e Serviço Social. Katálisis, Florianópolis, v. 12, n.2, p.268-277, jul./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-49802009000200017
PEREIRA, L, D; FERREIRA, A, T dos Santos; SOUZA, A, C, Viana. Análise comparativa entre expansão dos cursos de Serviço Social EAD e presenciais. Temporalis, Brasília –DF, n.27, p.181-202, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.22422/2238-1856.2014v14n27p181-202
WERNER, Rosiléa Clara. Análise das diretrizes curriculares para o Serviço. Social a partir da resolução CNE/CES 15/2002. In: Congresso Internacional de Educação, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 Mar. 2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.