Trabalho, educação e capitalismo
reflexões necessárias
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688Palavras-chave:
Formação humana, Sociedade de classes, Organização escolarResumo
O percurso deste artigo ampara-se no investimento dialógico do trabalho e da educação como frutos da história humana, e oriundos de suas necessidades e adaptações sociais e naturais. Circunscreve-se a seguinte problematização: de quais modos, trabalho e educação, imbricam-se nos/pelos meios de produção capitalista da manufatura até o sistema de acumulação flexível? Nosso recorte investigativo, para o desenvolvimento deste ensaio teórico, centra-se na perspectiva histórica capitalista como um modo de produção gestado desde o início da Idade Moderna, e que fundamenta a organização da vida humana até os dias atuais. Desse modo, objetivamos justamente compreender de quais modos ocorrem essa imbricação do trabalho com a educação nos/pelos meios de produção capitalista. Nesse caminho reflexivo, visualizamos um processo evolutivo de alienação da classe trabalhadora, esta que detém cada vez menos domínio sobre o que é produzido e, consequentemente, controle e conhecimento sobre a própria realidade.
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