Trabalho, educação e capitalismo

reflexões necessárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688

Palavras-chave:

Formação humana, Sociedade de classes, Organização escolar

Resumo

O percurso deste artigo ampara-se no investimento dialógico do trabalho e da educação como frutos da história humana, e oriundos de suas necessidades e adaptações sociais e naturais. Circunscreve-se a seguinte problematização: de quais modos, trabalho e educação, imbricam-se nos/pelos meios de produção capitalista da manufatura até o sistema de acumulação flexível? Nosso recorte investigativo, para o desenvolvimento deste ensaio teórico, centra-se na perspectiva histórica capitalista como um modo de produção gestado desde o início da Idade Moderna, e que fundamenta a organização da vida humana até os dias atuais. Desse modo, objetivamos justamente compreender de quais modos ocorrem essa imbricação do trabalho com a educação nos/pelos meios de produção capitalista. Nesse caminho reflexivo, visualizamos um processo evolutivo de alienação da classe trabalhadora, esta que detém cada vez menos domínio sobre o que é produzido e, consequentemente, controle e conhecimento sobre a própria realidade.

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Biografia do Autor

Lucas Men Benatti, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Artes Visuais e em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Professor assistente do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias e Estudos Culturais - GPEMEC/UEM e do Grupo de Pesquisa Discursividades, Cultura, Mídia e Arte - GPDISCMÍDIA/UEM. 

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá, Bolsista pesquisa sênior da Fundação Araucária (2016-2019). Tem experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação docente, mídias, estudos culturais, em especial, história e cultura afro-brasileira.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá

Marcos Vinicius Francisco é graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestre e Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). No quadriênio - 2017-2020 - atuou na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste) - cursos de Mestrado e Doutorado; ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE; além de ter atuado como Membro do Comitê Gestor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do CNPq/Unoeste. No mesmo período, na condição de coordenador do PPGE/Unoeste atuou como Membro da Comissão de Avaliação de Periódicos da Área de Educação (2017-2018); Membro da Comissão de Avalição do impacto dos Livros para a área de Educação, vinculada ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (Forpred), em 2019; foi Membro do GT de Avaliação de Impacto vinculado à Comissão Nacional da Avaliação Quadrienal para a área de Educação (2020), liderada também pelo Forpred. Atualmente, ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES), a qual conta com pesquisadores de distintas universidades brasileiras e internacionais (México, Colômbia, Argentina, Uruguai, dentre outros. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) vinculado à UEM e ao Grupo de Pesquisas, Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED/CNPq), ligado à Unoeste. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: políticas educacionais; desigualdade social; violência escolar; bullying e Educação Física escolar (metodologia de ensino crítico-superadora), a partir dos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural (possuem como base epistemológica e ontológica o método do materialismo histórico-dialético).

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Men Benatti, L., Kazuko Teruya, T., & Francisco, M. V. (2023). Trabalho, educação e capitalismo: reflexões necessárias. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688