Trabajo, educación y capitalismo

reflexiones necesarias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688

Palabras clave:

Formación humana, Sociedad de clases, Organización escolar.

Resumen

Este artículo parte de la inversión dialógica del trabajo y la educación como frutos de la historia humana, y derivados de sus necesidades, adaptaciones sociales y naturales. Se circunscribe la siguiente problematización: ¿de qué manera, trabajo y educación, se entrelazan en/por los medios de producción capitalista desde la manufactura hasta el sistema de acumulación flexible? Nuestro enfoque investigativo, para el desarrollo de este ensayo teórico, se centra en el capitalismo como modo de producción gestado desde el inicio de la Edad Moderna, y que subyace en la organización de la humanidad hasta nuestros días. De esta manera, apuntamos precisamente a comprender cómo esta imbricación de trabajo y educación ocurre en/por los medios de producción capitalista. En este camino reflexivo, visualizamos un proceso evolutivo de alienación de la clase trabajadora, que cada vez tiene menos control sobre lo que se produce y, en consecuencia, control y conocimiento de la realidad misma.

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Biografía del autor/a

Lucas Men Benatti, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Artes Visuais e em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes. Professor assistente do curso de licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídias e Estudos Culturais - GPEMEC/UEM e do Grupo de Pesquisa Discursividades, Cultura, Mídia e Arte - GPDISCMÍDIA/UEM. 

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá, Bolsista pesquisa sênior da Fundação Araucária (2016-2019). Tem experiência na área de Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação docente, mídias, estudos culturais, em especial, história e cultura afro-brasileira.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá

Marcos Vinicius Francisco é graduado pelo curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestre e Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela mesma instituição. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). No quadriênio - 2017-2020 - atuou na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste) - cursos de Mestrado e Doutorado; ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE; além de ter atuado como Membro do Comitê Gestor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do CNPq/Unoeste. No mesmo período, na condição de coordenador do PPGE/Unoeste atuou como Membro da Comissão de Avaliação de Periódicos da Área de Educação (2017-2018); Membro da Comissão de Avalição do impacto dos Livros para a área de Educação, vinculada ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (Forpred), em 2019; foi Membro do GT de Avaliação de Impacto vinculado à Comissão Nacional da Avaliação Quadrienal para a área de Educação (2020), liderada também pelo Forpred. Atualmente, ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES), a qual conta com pesquisadores de distintas universidades brasileiras e internacionais (México, Colômbia, Argentina, Uruguai, dentre outros. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) vinculado à UEM e ao Grupo de Pesquisas, Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED/CNPq), ligado à Unoeste. Seus estudos e pesquisas têm ênfase em: políticas educacionais; desigualdade social; violência escolar; bullying e Educação Física escolar (metodologia de ensino crítico-superadora), a partir dos referenciais teóricos da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural (possuem como base epistemológica e ontológica o método do materialismo histórico-dialético).

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Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Men Benatti, L., Kazuko Teruya, T., & Francisco, M. V. (2023). Trabajo, educación y capitalismo: reflexiones necesarias. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6688