A Formação continuada do Professor Diretor de Turma (PDT) das escolas públicas estaduais do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6694Palavras-chave:
Formação Continuada, Projeto Professor Diretor de Turma, Melhoria da Aprendizagem, Formação DialógicaResumo
O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é uma estratégia de melhoria educacional da rede pública de ensino estadual do Ceará, que objetiva o acompanhamento sistemático e individualizado dos alunos na busca de desmassificar as ações de ensino-aprendizagem. O artigo analisa dados de pesquisa realizada com 511 professores diretores de turma da rede pública estadual cearense, à demanda de compreender as características da formação continuada ofertada pela Secretaria de Educação do Ceará. Os indicadores foram contextualizados com autores de referenciação indispensável e com suporte em documentos legais relevantes, que cuidam da importância da formação continuada docente, haja vista os desafios no exercício do magistério. A pesquisa identificou o fato de que professores, de maneira geral, veem a formação ofertada com características mais positivas que negativas e que contribuem para qualificar sua atuação profissional, além de fundamentar seu ofício em princípios da formação dialógica que permeia a relação professor/aluno na contemporaneidade.
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