A Formação continuada do Professor Diretor de Turma (PDT) das escolas públicas estaduais do Ceará

Autores

  • Luciano Nery Ferreira Filho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ https://orcid.org/0000-0001-5914-6619
  • Jose Airton De Freitas Pontes Junior Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6694

Palavras-chave:

Formação Continuada, Projeto Professor Diretor de Turma, Melhoria da Aprendizagem, Formação Dialógica

Resumo

O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) é uma estratégia de melhoria educacional da rede pública de ensino estadual do Ceará, que objetiva o acompanhamento sistemático e individualizado dos alunos na busca de desmassificar as ações de ensino-aprendizagem. O artigo analisa dados de pesquisa realizada com 511 professores diretores de turma da rede pública estadual cearense, à demanda de compreender as características da formação continuada ofertada pela Secretaria de Educação do Ceará. Os indicadores foram contextualizados com autores de referenciação indispensável e com suporte em documentos legais relevantes, que cuidam da importância da formação continuada docente, haja vista os desafios no exercício do magistério. A pesquisa identificou o fato de que professores, de maneira geral, veem a formação ofertada com características mais positivas que negativas e que contribuem para qualificar sua atuação profissional, além de fundamentar seu ofício em princípios da formação dialógica que permeia a relação professor/aluno na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Luciano Nery Ferreira Filho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Professor Efetivo da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA).

Jose Airton De Freitas Pontes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). PhD em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Lider do Grupo de Pesquisa Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional (IMPA).

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Nery Ferreira Filho, L., & De Freitas Pontes Junior, J. A. (2023). A Formação continuada do Professor Diretor de Turma (PDT) das escolas públicas estaduais do Ceará. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6694