"Eu não quero mais pensar a não ser com o meu corpo"
práticas para aterrar e cultivar presença(s)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6891Palavras-chave:
Corpo, Grupo, ambiente online, Pandemia, PresençaResumo
Resumo: Frente à suspensão das atividades presenciais durante o período de pandemia de Covid-19 fomos forçadas a dar continuidade, cuidar e sustentar vínculos com as pessoas que acompanhávamos em nossas atividades de ensino-pesquisa-intervenção. O texto parte de três experiências que têm em comum o desafio de seguir atuantes pelo uso das tecnologias: uma oficina de corpo com pessoas com deficiência visual, uma disciplina sobre grupos e práticas coletivas e outra que realiza ações de cuidado com práticas corporais e artísticas com mulheres. O objetivo aqui é apresentar o que foi problematizado e inventado na busca de produzir presença, corpo e grupalidade no processo formativo. Realizamos uma pesquisa cartográfica mapeando os regimes de afetabilidade e acompanhando seus efeitos. A imersão no imenso universo online se configurou como forma de se deixar mobilizar pelo acontecimento inesperado da pandemia e pelas possibilidades de detectar o que podia ser criado, experimentado e aprendido nesse processo.
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