"Eu não quero mais pensar a não ser com o meu corpo"

práticas para aterrar e cultivar presença(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6891

Palavras-chave:

Corpo, Grupo, ambiente online, Pandemia, Presença

Resumo

Resumo: Frente à suspensão das atividades presenciais durante o período de pandemia de Covid-19 fomos forçadas a dar continuidade, cuidar e sustentar vínculos com as pessoas que acompanhávamos em nossas atividades de ensino-pesquisa-intervenção. O texto parte de três experiências que têm em comum o desafio de seguir atuantes pelo uso das tecnologias: uma oficina de corpo com pessoas com deficiência visual, uma disciplina sobre grupos e práticas coletivas e outra que realiza ações de cuidado com práticas corporais e artísticas com mulheres. O objetivo aqui é apresentar o que foi problematizado e inventado na busca de produzir presença, corpo e grupalidade no processo formativo. Realizamos uma pesquisa cartográfica mapeando os regimes de afetabilidade e acompanhando seus efeitos. A imersão no imenso universo online se configurou como forma de se deixar mobilizar pelo acontecimento inesperado da pandemia e pelas possibilidades de detectar o que podia ser criado, experimentado e aprendido nesse processo.

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Biografia do Autor

Flavia Liberman , Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

*Observação*: Colocar autoria no texto somente como "Flavia Liberman", excluindo o sobrenome "Caldas".

Doutora em Psicologia Clínica ( PUC- SP) e Pós-doutorado na Universidade de Évora- Portugal (CHAIA/UE) Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo e nos Programas de Pós- Graduação Ensino em Ciências da Saúde ( Modalidade Profissional) e no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Campus Baixada Santista. Membro do Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP.. Suas pesquisas envolvem o corpo, as artes, terapia ocupacional, grupos , formação, territórios e suas interfaces. Autora dos Livros:  Danças em Terapia Ocupacional ; Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional ; Organizadora do Livro Grupos e Terapia Ocupacional pela Summus Editorial. 

Adriana Rodrigues Domingues , Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Professora Adjunta  na Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Tenho priorizado minha atuação profissional na interface entre a saúde coletiva, a análise institucional e a psicologia comunitária, desenvolvendo projetos de pesquisa e intervenção voltados às instituições que atuam nos campos da saúde mental, saúde coletiva e assistência social. 

Laura Pozzana , Núcleo de Pesquisa Cognição e Coletivos ( NUCC) do Departamento de Pós- Graduação da UFRJ

Pós Doutorado e Doutorado em Psicologia pela UFRJ, na linha de pesquisa Cognição e Subjetividade, com pesquisa no campo da deficiência visual e a criação de acessibilidade. Mestre em Psicologia pela UFF, na área de concentração: Subjetividade e Clínica. Graduada em Psicologia pela UFRJ e formada como instrutora do Sistema Rio Abierto/Argentina – escola para o desenvolvimento integral do ser. Autora dos livros Corpo e Cegueira (CRV, 2017); Histórias de Cegueiras, em parceria com Virgínia Kastrup (CRV, 2016); O Corpo em Conexão (Eduff, 2008) e outros textos. Atua como psicóloga clínica e com oficinas grupais, na interface entre corpo e arte.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Liberman, F., Rodrigues Domingues, A., & Pozzana de Barros , L. (2022). "Eu não quero mais pensar a não ser com o meu corpo": práticas para aterrar e cultivar presença(s). Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6891

Edição

Seção

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.