Fiando processos de formAÇÃO

entre pontos, gestos e conversas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6911

Palavras-chave:

Arte Têxtil, Cuidado, Pandemia, Processos formativos, Roda de conversa, Sala de aula

Resumo

O presente texto-conversa objetiva visibilizar experiências de cuidado com a formação na universidade pública em tempos pandêmicos, instigando um exercício gestual de atenção ao que ocorre no miúdo da aula. Para isso, discutimos duas experiências distintas; duas disciplinas, no curso de Psicologia, na Universidade Federal do Espírito Santo: a partir da experiência com a arte têxtil conhecida como arpilleras (primeira experiência) e com as rodas de conversas (segunda experiência); duas formas de reencantar a vida: tecer e conversar. As experiências ajudam-nos a pensar o encantamento dos processos formativos cotidianos. Busca-se atentar para gestos do cuidado em sala de aula, em que o tecer e o conversar abrem movimentos de saúde e vida quando: cultiva-se o interesse, estica-se o tempo, anima-se a conversar, confia-se no outro; gestos com os quais ofertamos este ensaio sobre as conversas confiadas como estratégias para alimentar o encantamento na formação.

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Biografia do Autor

Marcia Roxana Cruces Cuevas, Universidade Federal do Espírito Santo

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Graduada em Psicologia (1996), Mestre em Psicologia (2001) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve estudos e pesquisas voltadas à conexão entre políticas públicas e processos de formação. Tem experiência na área de Psicologia Institucional. Tem realizado pesquisas no âmbito da educação e os processos formativos junto à Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva da Educação Popular no Programa de Pós-Graduação de Psicologia Institucional/PPGPSI da UFES.

Bruna Moraes Battistelli, Universidade Federal do Paraná, professora substituta.

Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Integrante do coletivo bell hooks: psicologia e políticas do cuidado (UFRGS).

Janaína Mariano César, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (UFES/ES) e Mestra em Psicologia (UFF/RJ). graduada em Psicologia (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade e políticas públicas, processos formativos e clínico-institucionais. Desenvolve atualmente pesquisas no campo da educação, vinculadas ao problema da formação, participação e produção de grupalidade.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Cruces Cuevas, M. R., Moraes Battistelli, B., & Mariano César, J. (2022). Fiando processos de formAÇÃO: entre pontos, gestos e conversas. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6911

Edição

Seção

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.