Fiando processos de formAÇÃO

entre pontos, gestos e conversas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6911

Keywords:

Arte Têxtil, Cuidado, Pandemia, Processos formativos, Roda de conversa, Sala de aula

Abstract

This conversational text aims to make visible care experiences with training at the public university in times of a pandemic, instigating a gestural exercise of attention to what happens in the classroom menu. For this, two distinct experiences are aligned; two subjects, in the Psychology course, at the Federal University of Espírito Santo: from the experience with the textile art known as arpilleras (experience 1), and with the conversation circles (experience 2); two ways of re-enchanting life: weaving and talking. Experiences help us to think about the enchantment of everyday training processes. We seek to pay attention to gestures of care in the classroom, in which weaving and talking open health and life movements when: interest is cultivated, time is stretched, people are encouraged to talk, trust is other; gestures with which we offer this essay on the conversations entrusted as strategies to feed the enchantment in training.

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Author Biographies

Marcia Roxana Cruces Cuevas, Universidade Federal do Espírito Santo

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Graduada em Psicologia (1996), Mestre em Psicologia (2001) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve estudos e pesquisas voltadas à conexão entre políticas públicas e processos de formação. Tem experiência na área de Psicologia Institucional. Tem realizado pesquisas no âmbito da educação e os processos formativos junto à Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial na perspectiva da Educação Popular no Programa de Pós-Graduação de Psicologia Institucional/PPGPSI da UFES.

Bruna Moraes Battistelli, Universidade Federal do Paraná, professora substituta.

Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Integrante do coletivo bell hooks: psicologia e políticas do cuidado (UFRGS).

Janaína Mariano César, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação (UFES/ES) e Mestra em Psicologia (UFF/RJ). graduada em Psicologia (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com atuação e estudos relacionados aos processos de produção de subjetividade e políticas públicas, processos formativos e clínico-institucionais. Desenvolve atualmente pesquisas no campo da educação, vinculadas ao problema da formação, participação e produção de grupalidade.

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Published

2022-12-22

How to Cite

Cruces Cuevas, M. R., Moraes Battistelli, B., & Mariano César, J. (2022). Fiando processos de formAÇÃO: entre pontos, gestos e conversas. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6911

Issue

Section

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.