Assistentes sociais e psicólogos na educação:

fomentando o desenvolvimento humano e social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6965

Palavras-chave:

Desenvolvimento, 2. Educação, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho pretende fomentar o debate sobre a presença de assistentes sociais e psicólogos na educação, já previsto pela lei federal n° 13.935/19, além de apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o trabalho interdisciplinar, com assistentes sociais e psicólogos em instituições de Educação Infantil no município de Franca, São Paulo, para a promoção do desenvolvimento humano e social das crianças e suas famílias. A pesquisa realizada explana sobre a história e a evolução da educação infantil, sobre o desenvolvimento humano e social e sobre o trabalho interdisciplinar e faz uma análise das entrevistas realizadas com seis profissionais das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia. Com a discussão apresentada fica evidente que a presença desses profissionais pode ser bastante eficaz na área da educação e que ainda é preciso um esforço coletivo para que essa sistemática de trabalho se torne uma realidade.

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Biografia do Autor

Angélica de Oliveira Machado Malta, Centro Universitário Municipal de Franca

Possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016), especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, pela Universidade de Brasília (2020), especialização em Psicopedagogia, pela Universidade Metropolitana (2020), mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário de Franca (2022). Atua como assistente social na Prefeitura Municipal de Restinga/SP.

Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0726835434490391

Link para ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2543-7685

Paulo de Tarso Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), graduação em Direito - Faculdade de Direito de Franca (1969), graduação em Administração pelo Centro Universitário de Franca (1981), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973) e Livre Docência em Psicologia (1994). Docente aposentado da UNESP, Atua como Professor do Centro Universitário de Franca-SP e Professor do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda, de Ituverava-SP. Pesquisa na área interdisciplinar, com ênfase em: didática e responsabilidade social no ensino superior, direito educacional, psicologia jurídica e metodologia da pesquisa. É membro do Grupo de Estudos de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Estudos Direito-Educação.

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1020389453491476

Link para ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5739-4827

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

de Oliveira Machado Malta, A., & de Tarso Oliveira, P. (2023). Assistentes sociais e psicólogos na educação:: fomentando o desenvolvimento humano e social. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6965