Assistentes sociais e psicólogos na educação:

fomentando o desenvolvimento humano e social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6965

Palabras clave:

Desenvolvimento, 2. Educação, Interdisciplinaridade

Resumen

El presente trabajo pretende promover el debate sobre la presencia de trabajadores sociales y psicólogos en la educación, ya prevista por la ley federal n° 13.935/19, además de presentar los resultados de la investigación realizada sobre el trabajo interdisciplinario, con trabajadores sociales y psicólogos en instituciones de Educación Infantil de la ciudad de Franca, São Paulo, para promover el desarrollo humano y social de los niños y sus familias. La investigación realizada da cuenta de la historia y evolución de la educación infantil, del desarrollo humano y social y del trabajo interdisciplinario y analiza las entrevistas realizadas a seis profesionales de las áreas de trabajo social, psicología y pedagogía. Con la discusión presentada, se evidencia que la presencia de estos profesionales puede ser bastante efectiva en el área de la educación y que aún se necesita un esfuerzo colectivo para que este sistema de trabajo sea una realidad.

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Biografía del autor/a

Angélica de Oliveira Machado Malta, Centro Universitário Municipal de Franca

Possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2008), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2016), especialização em Políticas Públicas e Socioeducação, pela Universidade de Brasília (2020), especialização em Psicopedagogia, pela Universidade Metropolitana (2020), mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário de Franca (2022). Atua como assistente social na Prefeitura Municipal de Restinga/SP.

Link para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0726835434490391

Link para ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2543-7685

Paulo de Tarso Oliveira

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1967), graduação em Direito - Faculdade de Direito de Franca (1969), graduação em Administração pelo Centro Universitário de Franca (1981), mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1973) e Livre Docência em Psicologia (1994). Docente aposentado da UNESP, Atua como Professor do Centro Universitário de Franca-SP e Professor do curso de Direito da Faculdade Dr. Francisco Maeda, de Ituverava-SP. Pesquisa na área interdisciplinar, com ênfase em: didática e responsabilidade social no ensino superior, direito educacional, psicologia jurídica e metodologia da pesquisa. É membro do Grupo de Estudos de Desenvolvimento Regional e do Grupo de Estudos Direito-Educação.

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1020389453491476

Link para ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5739-4827

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

de Oliveira Machado Malta, A., & de Tarso Oliveira, P. (2023). Assistentes sociais e psicólogos na educação:: fomentando o desenvolvimento humano e social. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6965