Rede Pública De Ensino:

Reflexos Da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6976

Palavras-chave:

Ambiente virtual, Aprendizagem, Docente, Pandemia

Resumo

 Devido ao avanço da pandemia e os decretos sancionados tanto em nível estadual e municipal, quarentena, refletindo no calendário escolar, o objetivo proposto nesse trabalho científico foi: identificar reflexos causados pela Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada, foi classificada como qualitativa, sendo adotado o estudo de caso como método investigativo, proporcionando aos pesquisadores cruzar as informações presentes nas perguntas e nas respostas de cada respondente, realizando assim uma análise de sentimento (negativo, neutro e positivo). No processo de análise dos resultados obtidos, por meio de um questionário em escala Likert, foi utilizado como recurso o software de análise de conteúdo ATLAS.TI®. Com isso, foi possível identificar que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe reflexos que puderam ser caracterizados como positivos e negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é válido ressaltar o papel desempenhado pelos docentes, como agentes informacionais, destacando sua relevância no compartilhamento do conhecimento.

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Biografia do Autor

Aguinaldo Ferreira dos Santos, UFPR

Doutorando em Gestão da Informação PPGGI - UFPR, Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - PPGGI - UFPR. Especialista em Gestão Estratégica Administrativa e Financeira pela Faculdade Bagozzi e em Docência do Ensino Superior pela UniFacear. Graduado em Gestão da Qualidade pela Faculdade de Tecnologia Tupy de Curitiba (Unisociesc). Professor-tutor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

ID lattes - http://lattes.cnpq.br/1128333620617474

ID Orcid - https://orcid.org/0000-0002-2378-6072

Arnaldo Luis Darg Moreira, UFPR

Doutorando em Gestão da Informação, Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Cidade Verde (2019), graduado em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2016) e Técnico em Segurança do Trabalho pelo CE Dr. Décio Dossi (2008). Professor conteudista da Faculdade Educacional Araucária (FACEAR).

ID lattes - http://lattes.cnpq.br/7482488707167100

ID Orcid - https://orcid.org/0000-0003-3356-3945

Edelvino Razzolini Filho, UFPR

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor Acadêmico interino e Coordenador de cursos em Educação à Distância no Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná - Uni Ensino (Bacharelado em Administração - CST em Gestão de Recursos Humanos - CST em Processos Gerenciais) membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE dos três Cursos. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Gestão de Riscos e Desastres, da Uni Ensino. Professor Associado (aposentado) na Universidade Federal do Paraná e Pesquisador no Departamento de Ciência e Gestão da Informação - DECIGI, e professor do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Gestão da Informação - PPGGI-UFPR.

ID lattes - http://lattes.cnpq.br/4196064047953730

ID Orcid - https://orcid.org/0000-0002-6920-9502

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Publicado

23/07/2023

Como Citar

Ferreira dos Santos, A., Luis Darg Moreira, A., & Razzolini Filho, E. (2023). Rede Pública De Ensino:: Reflexos Da Covid-19. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6976