Rede Pública De Ensino:
Reflexos Da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6976Palavras-chave:
Ambiente virtual, Aprendizagem, Docente, PandemiaResumo
Devido ao avanço da pandemia e os decretos sancionados tanto em nível estadual e municipal, quarentena, refletindo no calendário escolar, o objetivo proposto nesse trabalho científico foi: identificar reflexos causados pela Covid-19 no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada, foi classificada como qualitativa, sendo adotado o estudo de caso como método investigativo, proporcionando aos pesquisadores cruzar as informações presentes nas perguntas e nas respostas de cada respondente, realizando assim uma análise de sentimento (negativo, neutro e positivo). No processo de análise dos resultados obtidos, por meio de um questionário em escala Likert, foi utilizado como recurso o software de análise de conteúdo ATLAS.TI®. Com isso, foi possível identificar que a pandemia causada pela Covid-19 trouxe reflexos que puderam ser caracterizados como positivos e negativos para o processo de ensino-aprendizagem. Contudo, é válido ressaltar o papel desempenhado pelos docentes, como agentes informacionais, destacando sua relevância no compartilhamento do conhecimento.
Downloads
Referências
ANASTÁCIO, Zélia; ANTÃO, Celeste; CRAMÊS, Maria Luísa Ribeiro. Professores/educadores em pandemia covid-19: percepções de saúde, rotinas pessoais e competências profissionais. Revista Contexto & Educação, v. 177, n. 37, p. 24-37, 2022. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.13000. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.13000
BOGHOSSIAN, Paul. Medo do Conhecimento: contra o relativismo e o construtivismo. São Paulo: Senac, 2015.
CURY, Augusto. J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro. Sextante, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo, Atlas, 2002.
LIBÂNEO, José. Carlos. A pedagogia critica-social dos conteúdos: democratização da escola pública. 23. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
LIBÂNEO, José. Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 1994.
LINHARES, Paulo Cássio Alves; IRINEU, Toni Halan da Silva; SILVA, Josimar Nogueora; FIGUEREDO, Janailson Pereira; SOUSA, Thiago Pereira. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. Revista Terceiro Incluído, v. 4, n. 2, p. 115-127, 30 dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teri/article/view/35258/18479 . Acesso em: 02 de fev. de 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35258
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 30 de jan. de 2021.
MORALES, Pedro Vallejo. A relação professora aluno o que é, como se faz. São Paulo. Editorial e Distribuidora, 2001.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento
profissional. Portugal. Revista brasileira de Educação. v.12 n.34 jan/abril 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em 02 de fev. de 2021.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6ed. São Paulo: Summus, 2015.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
SILVA, O. G.; NAVARRO, E. C. A Relação Professor-Aluno no Processo Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica da Univar, v. 3, n. 8, p. 95-100, 2012. Disponível em:
https://www.unioeste.br/portal/arquivos/pibid/docs/leituras/A%20rela%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o%20professor-aluno%20no%20processo%20ensino-aprendizagem.pdf. Acesso em 02 de fev. de 2021.
STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
STRAUHS, Faimara do Rocio; PIETROVSKI, Eliane Fernandes; SANTOS, Gilson Ditzel; CARVALHO, Hélio Gomes; PIMENTA, Rosângela Borges; PENTEADO, Rosângela de Fátima Stankowitz. Gestão do Conhecimento nas Organizações. Curitiba: Aymará Educação, 2012.
TESSARO, Mônica; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; BERNARDI, Dos Santos Luci. LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: MOTIVOS PARA SUA PERMANÊNCIA NESSE ESPAÇO. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 26–38, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.26-38. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10628. Acesso em: 17 maio. 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.113.26-38
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes,
YIN, Robert K. Estudo de Caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.