O dia de sonhar:

reflexões sobre valores morais de jovens do interior paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6991

Palavras-chave:

Educação, Ética, Jovens, Moral

Resumo

Este artigo, resultado de um questionário aplicado em 21 jovens, entre 11 e 15 anos de idade, participantes do evento “O Dia de Sonhar”, ocorrido em 2019 numa cidade do interior paulista. Intentamos compreender as visões de mundo desses jovens frente ao papel da educação em suas vidas, suas aspirações e como pretendiam fazer para conquistá-las. Adotamos como metodologia a pesquisa de campo, de caráter descritivo qualitativo/quantitativo e o uso de questionários abertos para a coleta dos dados. O objetivo central deste estudo é analisar as concepções éticas e morais e os valores morais expressos nas respostas. Entre as diversas respostas, concluímos que a maioria vê na educação uma forma de concretizar seus sonhos. Algumas respostas destacam valores morais como justiça, direitos humanos, partindo da meritocracia, apontando para a necessidade de se trabalhar questões éticas e morais que contribuam para a efetivação dos projetos de vida desses jovens

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Benetti, UNESP - FC Campus Bauru

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Catanduva (ESEFIC). Formado em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Especialista em Jogos e Brincadeiras na Educação pela Faculdade de Itápolis (FACITA). Especialista em Neurociência e Educação pela Faculdade de Itápolis (FACITA). Mestrando em Docência para a Educação Básica (UNESP)

https://orcid.irg/0000-0003-1861-6340 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6825010632910298

Rita Melissa Lepre, UNESP

Livre-Docente em Psicologia da Educação. Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Departamento de Educação, campus Bauru. Credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia, UNESP/Assis e no Docência para a Educação Básica, UNESP/Bauru. Orcid: https://orcid.irg/0000-0002-0096-3136, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9109045495650654

Gabriel Gustavo dos Santos, UEL

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Mestrando em Sociologia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UEL). Orcid: https://orcid.irg/0000-0003-2091-2712, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7478896619252611

Referências

AÇÃO EDUCATIVA. A participação de crianças e adolescentes e os Planos de Educação. 1.ed. São Paulo: Ação Educativa, 2013.

BIAGGIO, Ângela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis, Vozes, 1985

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Convenção sobre os Direitos da Criança, 1990

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. OFÍCIO CIRCULAR Nº 17/2022/CONEP/SECNS/MS. Brasília, 2022.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

DURKHEIM, Émile. Filosofia moral. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública da cidade de São Paulo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2020.

LA TAILLE, Yves de. Moral e ética: dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LEPRE, R. M.; Ferreira, P. E. A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola. Ensino Em Re-Vista, (Especial), n. 27, 2020, pp. 1565-1589. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-17

PEDRO, Ana Paula. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion [online]. v. 55, n. 130, 2014, pp. 483-498. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-512X2014000200002

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.

SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro, Leya, 2017.

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino. A construção da solidariedade e a educação do sentimento na escola: uma proposta de trabalho com as virtudes numa visão construtivista. Campinas, SP: Mercado das letras, 2003.

TUGENDHAT, Ernst. Lições sobre ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

Publicado

03/08/2023

Como Citar

Silva Benetti, E., Melissa Lepre, R., & Gustavo dos Santos, G. (2023). O dia de sonhar: : reflexões sobre valores morais de jovens do interior paulista. Educação Em Foco, 26(49). https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6991