Teoria etnoconstitutiva de currículo e ativismo visual de estudantes:
interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061Palavras-chave:
Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, Ativismo visual, FormaçãoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de debate epistemológico a partir dos estudos do campo do Currículo e da Cultura Visual. Para isso, apresentaremos as relações dialógicas entre a Teoria Etnoconstitutiva de Currículo (MACEDO, 2017) a partir dos conceitos de atos de currículo, atores e atrizes curriculantes e autonomia e autorização curricular através do ativismo visual nas “mídias de reexistência” de estudantes brasileiros.Compreendemos Currículo como campo de disputas e referenciais que norteiam a formação de sujeitos na eleição de saberes considerados significativos para determinado grupo, em determinada realidade. Esse artigo sugere que o Currículo deve ser pautado em pressupostos de liberdade, inclusão, diversidade e diferença, para a configuração de uma formação em que todas as manifestações culturais do indivíduo sejam garantidas e acolhidas, sobretudo aquelas que tem na experiência com a imagem, práxis pedagógica potencial de subjetividades e aprendizagens significativas.
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