Teoría etnoconstitutiva del currículo y activismo visual de los estudiantes: interfaces teórico-metodológicas a partir de la experiencia visual

interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061

Palabras clave:

Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, Ativismo visual, Formação

Resumen

Este artículo presenta una propuesta de debate epistemológico a partir de estudios en el campo del Currículo y la Cultura Visual. Para ello, presentaremos las relaciones dialógicas entre la Teoría Etnoconstitutiva del Currículo (MACEDO, 2017) a partir de los conceptos de actos curriculares, actores y actrices curriculares y autonomía curricular y autorización a través del activismo visual en los “medios de reexistencia” de estudiantes brasileños. entender el Currículo como un campo de disputas y referentes que orientan la formación de los sujetos en la elección de saberes considerados significativos para un determinado grupo, en una determinada realidad. Este artículo sugiere que el Currículo debe basarse en supuestos de libertad, inclusión, diversidad y diferencia, para la configuración de una formación en la que se garanticen y acojan todas las manifestaciones culturales del individuo, especialmente aquellas que tienen en la experiencia con la imagen, potencialidad pedagógica de la praxis de las subjetividades.

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Biografía del autor/a

Laíla Sampaio Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - MPED. Possui graduação em Letras pela Universidade Salvador (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2011). Integrante do Grupo de pesquisa Cult Vi - Cultura Visual, Educação e Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, onde desenvolve pesquisas na área da fotografia em contextos educacionais. Integrante do GECFORM -Grupo de Estudos em Currículo e Formação, vinculado ao Grupo de pesquisa Formacce (UFBA) com foco em pesquisas que dialoguem Currículo/Formação e suas conexões com a Cultura Visual. Professora do Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA) no curso latu sensu em " Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais". Aluna intercambista na Universidade do Porto (UP), Portugal, semestre 2018.2. Possui experiência como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras Vernáculas nos componentes Alfabetização e Letramento, Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino e Pesquisa e Sociologia da Educação.

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/1046558955171089

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4533-4445  

Roberto Sidnei Alves Macedo, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Unificado de Ensino de Brasília, Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 - Vincennes à Saint-Denis, com Pós-Doutorados em Currículo e Formação pelas Universidade de Fribourg-Suíça e Universidade do Minho-Portugal. É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA. Foi Coordenador do GT 12 (currículo) da ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduaçãoem Educação. É Coordenador do Fórum das Licenciaturas da UFBA, bem como consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Pesquisador Colaborador do CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira - Portugal. É Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e formação docente, etnopesquisa e etnopesquisa-formação. Homenageado com a publicação da obra denominada Roberto Sidnei Macedo: currículo, formação, pesquisa e mais-vida em educação, Pontes Editores, 2021, organizada por Denise Guerra (UFBA), Rita de Cássia Dias de Jesus (UFRB) e Ana Verena Paim (UEFS).

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4548303459275924

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5350-5999

Citas

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Publicado

2024-06-21

Cómo citar

Sampaio Lima, L., & Macedo, R. S. A. (2024). Teoría etnoconstitutiva del currículo y activismo visual de los estudiantes: interfaces teórico-metodológicas a partir de la experiencia visual: interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual. Educação Em Foco, 27(52), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061