Ethnoconstitutive theory of curriculum and visual activism of students: theoretical-methodological interfaces based on visual experience

interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061

Keywords:

Teoria Etnoconstitutiva de Currículo, Ativismo visual, Formação

Abstract

This article presents a proposal for an epistemological debate based on studies in the field of Curriculum and Visual Culture. For this, we will present the dialogic relationships between the Ethnoconstitutive Theory of Curriculum (MACEDO, 2017) from the concepts of curriculum acts, curricula actors and actresses and curricular autonomy and authorization through visual activism in the “reexistence media” of Brazilian students. We understand Curriculum as a field of disputes and references that guide the formation of subjects in the choice of knowledge considered significant for a given group, in a given reality. This article suggests that the Curriculum should be based on assumptions of freedom, inclusion, diversity and difference, for the configuration of a formation in which all cultural manifestations of the individual are guaranteed and welcomed, especially those that have in the experience with the image, praxis pedagogical potential of subjectivities and meaningful learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laíla Sampaio Lima, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. Mestra em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia - MPED. Possui graduação em Letras pela Universidade Salvador (2010) e Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2011). Integrante do Grupo de pesquisa Cult Vi - Cultura Visual, Educação e Linguagens da Universidade do Estado da Bahia, onde desenvolve pesquisas na área da fotografia em contextos educacionais. Integrante do GECFORM -Grupo de Estudos em Currículo e Formação, vinculado ao Grupo de pesquisa Formacce (UFBA) com foco em pesquisas que dialoguem Currículo/Formação e suas conexões com a Cultura Visual. Professora do Centro Universitário Social da Bahia (UNISBA) no curso latu sensu em " Processos Educacionais Interativos e Culturas Digitais". Aluna intercambista na Universidade do Porto (UP), Portugal, semestre 2018.2. Possui experiência como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras Vernáculas nos componentes Alfabetização e Letramento, Literatura Brasileira, Metodologia do Ensino e Pesquisa e Sociologia da Educação.

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/1046558955171089

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4533-4445  

Roberto Sidnei Alves Macedo, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Unificado de Ensino de Brasília, Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8 - Vincennes à Saint-Denis, com Pós-Doutorados em Currículo e Formação pelas Universidade de Fribourg-Suíça e Universidade do Minho-Portugal. É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia e Diretor da Faculdade de Educação da UFBA. Foi Coordenador do GT 12 (currículo) da ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduaçãoem Educação. É Coordenador do Fórum das Licenciaturas da UFBA, bem como consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB e Pesquisador Colaborador do CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira - Portugal. É Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação e formação docente, etnopesquisa e etnopesquisa-formação. Homenageado com a publicação da obra denominada Roberto Sidnei Macedo: currículo, formação, pesquisa e mais-vida em educação, Pontes Editores, 2021, organizada por Denise Guerra (UFBA), Rita de Cássia Dias de Jesus (UFRB) e Ana Verena Paim (UEFS).

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4548303459275924

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5350-5999

References

REFERÊNCIAS:

BERNSTEIN,B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Vozes: Petrópolis, 1993.

CORTESÃO, L. & STOER; S. R. “A interface de educação intercultural e a gestão de diversidade na sala de aula”. In GARCIA, R. L. & MOREIRA, A. F.B. (Orgs.). Currículo na contemporaneidade: Incertezas e desafios. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

FONTCUBERTA, Joan. La fúria de las imagénes. Notas sobre la postfotografía. Edición en formato digital. Galaxia Gutenberg. febrero 2016.

GARFINKEL, H. Studies in ethnomethodologie. New Jersey: Printice Hall, 1976.

GIROUX, H. Pedagogia radical: subsídios. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983 (Tradução de Dadmar Zibas)

GOMES, Antenor Rita. As imagens nas configurações educativas contemporâneas. A perspectiva da Cultura Visual. Paco Editorial. 2020. 1ª ed. 142 p.

GOODSON, I. F. O Currículo em Mudanças: Estudos na construção social do currículo. Porto, Porto Editora, 2001.

HERNANDEZ. Fernando. De la alfabetizacón visual al alfabetismo de la cultura visual. Universidad de Barcelona. Espanha. 2006

LAROSSA, J. Experiência e alteridade em educação. In: Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444/1898. Acesso em: dez/2018.

LEITE, C. M. F. O currículo e o multiculturalismo no sistema educativo português. Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002

MACEDO, R.S., GALEFFI, D., and PIMENTEL A. Um rigor outro sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências antropossociais (online). Salvador: EDUFBA, 2009

MACEDO, Roberto Sidnei. A teoria Etnoconstitutiva de Currículo: teoria-ação e sistema curricular formacional. Ed CRV. 166 p. 2 ed. Curitiba. 2017.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.

MACEDO, Roberto Sidnei. ATOS DE CURRÍCULOS: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa contrastiva e estudos multicasos : da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação.- Salvador: EDUFBA, 2018.141p.

MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: Campo, Conceito e Pesquisa. Petrópolis. 7ª Edição. Vozes, 2018.

McLUHAN, Marshall, POWERS, Bruce R. Laaldea Global. 3. ed. Barcelona: Gedisa Editorial, 1996.

MIRZOEFF, Nicholas. Cómo ver el mundo. Barcelona: Paidós, 2016.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo. Uma reflexão sobre a Prática. 3ª Edição. Porto Alegre, Artimed, 2000.

SANTOS, V. Ativismo Visual – Zanele Muholi. In: “Zanele Muholi – We live infair”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=hseX8pSUcZc. 2016. Disponível em http://culturvisflul.blogspot.com/2016/05/ativismo-visual-zanele- muholi.html. Acesso: 27/05/2019.

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria crítica do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Published

2024-06-21

How to Cite

Sampaio Lima, L., & Macedo, R. S. A. (2024). Ethnoconstitutive theory of curriculum and visual activism of students: theoretical-methodological interfaces based on visual experience: interfaces teórico metodológicas a partir da experiência visual. Educação Em Foco, 27(52), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7061