Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva

o fluxo da informação gênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7066

Palavras-chave:

Biologia, Surdos, Vídeos

Resumo

Dentre os temas de biologia, o fluxo da informação gênica é considerado um assunto abstrato por envolver processos bastante complexos. Além disso, há poucas estratégias de ensino destinadas a estudantes com deficiência visual, auditiva e surdos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um modelo didático tridimensional sobre o fluxo da informação gênica, bem como promover a inclusão de alunos com deficiência visual, auditiva e surdos. Além disso, foram desenvolvidos vídeos autoexplicativos com legenda em português. Para a confecção e montagem dos recursos didáticos foram utilizados materiais de baixo custo. Com a utilização do material didático o estudante poderá aprender sobre os três processos do fluxo da informação gênica: replicação, transcrição e a tradução. Para os estudantes com deficiência visual, os educadores poderão auxiliá-los a apalpar e manusear o recurso didático, facilitando a compreensão do ensino e aprendizagem da informação gênica de forma inclusiva.

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Biografia do Autor

Larissa Aparecida Santos Silva, UEMG, unidade Divinópolis

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade Divinópolis.

*As duas primeiras autoras contribuiram igualmente para este trabalho.

Anna Cláudia Guimarães Freire, UEMG, unidade Divinópolis

Professora designada da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade Divinópolis. Doutora em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL. Graduada em Ciências Biológicas pela UNIFAL.

*As duas primeiras autoras contribuiram igualmente para este trabalho.

Fernanda de Oliveira Bustamante, UEMG, unidade Divinópolis

Professora de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, unidade Divinópolis e coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEMG. Doutora e Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras, UFLA. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela UFLA.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Aparecida Santos Silva, L., Freire, A., & Bustamante, F. (2024). Fluxo da informação gênica: recurso didático para o ensino de genética com foco na inclusão de estudantes com deficiência visual e auditiva : o fluxo da informação gênica. Educação Em Foco, 27(51), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7066