Ativismo visual de Grada Kilomba na obra Ilusão, Narciso e Eco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7148

Palavras-chave:

Afro-resistência, Artefato cultural, Arte performática

Resumo

Resumo: O ativismo visual é uma importante estratégia artística, muito utilizada por artistas visuais contemporâneos. Neste artigo o artefato cultural trazido é a performance artística Narciso Eco (2017), que é a composição visual número um da obra Ilusão, que está inserida na série de exposições denominada “Desobediências poéticas”. A obra citada é vista como um artefato cultural de afro-resistência, por abordar uma temática afro-brasileira e africana de forma política e engajada. Para nossa construção utilizamos a metodologia bibliográfica, alicerçados nos Estudos culturais e nos concentrando na vertente da cultura visual. Nesta investigação, nosso objetivo é investigar a potencialidade educativa da arte performática Ilusão, Narciso e Eco, da artista Grada Kilomba. Como resultados evidenciamos que a obra artística Narciso e Eco contribui para uma educação antirracista

 

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Biografia do Autor

Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, UEM (Universidade Estadual de Maringá)

Pós-graduanda do PPE, Programa de Pós-graduação em Educação, da UEM (Universidade Estadual de Maringá-Integrante dos Grupos de pesquisa; GPEMEC, grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais e ARTEI-Grupo de Pesquisa em Arte, educação e Imagens, ambos pela UEM/Maringá, Paraná

Teresa Kazuko Teruya, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Silva. .Pós doutora pela UnB (Universidade de Brasília). Professora aposentada pela Universidade Estadual de Maringá. (UEM), voluntária do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e doutorado), pela mesma Universidade. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Mídia e Estudos Culturais (GPEMEC/UEM) tkteruya@gmail.com. Orcid https://orcid.org/0000-0002-4876-4400. Lattes http://lattes.cnpq.br/6114790100914539

 

Izaque Pereira de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em educação (UEM-Universidade Estadual de Maringá)Compõe a Comissão Permanente para Verificação de Autodeclaração de candidatos pretos e pardos junto à Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e é Membro do NEIABI (Nucleo de Estudos Afrobrasileiros e Indigenas) do Instituto Federal do Paraná - Campus de Cascavel/PR. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento da Educação Básica (GEPDE), Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente (GPEDDICA) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Midias e Estudos Culturais (GPMEC). Link do Orcid https://orcid.org/0000-0003-2292-0791. Link do Lattes http://lattes.cnpq.br/0533180121544805 email- ipsouza.souza@gmail.com

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Monteiro de Camargo, J. S. da S., Kazuko Teruya, T., & Pereira de Souza, I. (2023). Ativismo visual de Grada Kilomba na obra Ilusão, Narciso e Eco. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.7148

Edição

Seção

Dossiê Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual