Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:

marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7174

Palavras-chave:

Crenças de Autoeficácia, Ensino de Matemática, Ensino Superior, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)

Resumo

O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.

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Biografia do Autor

Osmar Tharlles Borges de Oliveira, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/Discente e Docente

Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2008) e Especialista em Matemática do Ensino Superior pela Universidade Federal do Pará (2010) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Tem experiência na área de Matemática do ensino superior como Professor Substituto na Universidade do Estado do Pará (2011 - 2013) e atualmente (2014 - ?) Professor Auxiliar na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Tem como áreas de Interesse Matemática e Ensino de Matemática.

Dr. Professor Narciso das Neves Soares, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1992-Atual Universidade do Estado do Pará - UEPA), Especialização em Matemática pela UFPA (2001) e em neuro-aprendizagem pela Unopar (2021), Mestrado em Ciências e Matemáticas pelo NPADC/UFPA (2006), Doutorado em Educação pela FACED/UFBA (2013) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Bauru-SP. Prof. Associado I da UNIFESSPA, lotado no curso de Matemática do Campus de Marabá da UNIFESSPA(antes Campus da UFPA), desde 1993. Professor Permanente do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF e Prof. Permanente do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM, ambos na Unifesspa. Foi Diretor da Faculdade de Matemática (FAMAT) da UNIFESSPA (2017-2018). Coordenador do Curso de Matemática da FAMAT. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEM UNIFESSPA, certificado pelo CNPQ desde 2014. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UNIFESSPA. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, Tecnologias de Informática no Ensino e aprendizagem e, na área de Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Formação de Professores que ensinam matemática e atitudes e crenças de autoeficácia em relação à matemática. Atuou ainda como Coordenador de curso de Graduação em Matemática por diversos períodos e como Vice-coordenador do Campus de Marabá (1997-1998).

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

BORGES DE OLIVEIRA, O. T., & das Neves Soares, N. (2024). Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial. Educação Em Foco, 27(51), 1–30. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7174