Crenças de autoeficácia de professores que ensinam matemática no nível superior:
marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7174Palavras-chave:
Crenças de Autoeficácia, Ensino de Matemática, Ensino Superior, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)Resumo
O presente artigo objetivou investigar as crenças de autoeficácia dos professores que ensinam matemática no ensino superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, analisando as suas relações com o uso das TDICs desde a modalidade de ensino emergencial remota à modalidade de ensino presencial. Foi aplicado um questionário de crenças de autoeficácia, que buscou investigar sobre as atividades desenvolvidas pelos docentes, sobre o uso TDICs, as experiências pessoais, o processo formativo inicial e sobre a formação continuada. Como resultados observamos que do questionário de crenças de autoeficácia, tivemos apontamentos de uma crença de autoeficácia moderada com indicativos das principais fontes das crenças sendo as experiências diretas seguidas da persuasão social e experiências vicárias. Por fim, incentivamos que para trabalhos futuros sejam adequadas, adaptadas, construídas e/ou desenvolvidas escalas de crenças de autoeficácia para melhor medir as relações intrínsecas e mais profundas entre os construtos investigados nesta pesquisa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, H. R. F. L. de. Polidocentes-com-mídias e o ensino de cálculo I. 2016. 217 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/144988>. Acesso em: 26 Mar. 2021.
ALMEIDA, M. E. de. ProInfo: Informática e Formação de Professores, Vol. 1, Secretaria de Educação a Distância. Série de Estudos. Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
ANTUNES, C. Professores e Professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 6ª Ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2012.
ARAÚJO, M. E. R. O ensino da contabilidade apoiado na dimensão afetiva da autoeficácia em ambiente virtual de aprendizagem. 2017. 155 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Porto Alegre, 2017. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/178387>. Acesso em: 26 Mar. 2021.
AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (2006). Autoeficácia proposta por Albert Bandura: algumas discussões. In Azzi, R. G.; Polydoro, S. A. J. (Eds),Auto-eficácia em diferentes contextos(pp. 9-23). Campinas: Editora Alínea.
BAIRRAL, M. A. Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estud. av., São Paulo, v. 32, n. 94, p. 81-95, Dec. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340142018000300081&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 Mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0007
BANDURA, A. Social Foundantions of Thought & Action – A Social Cognitive Theory. Englewood Cliffs: Prentice Hall. 1986.
BANDURA, A. Self-efficacy in changing societies. Cambridge: Cambridge University Press. 1995. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511527692
BANDURA, A. Self-efficacy: The exercise of control . New York, NY: Freeman. 1997.
BANDURA, A. A evolução da Teoria Social Cognitiva. Em: Bandura, A.; Azzi, R. G. e Polydoro, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. (pp. 15-41). São Paulo: Artmed. 2008a.
BANDURA, A. A Teoria Social Cognitiva na Perspectiva da Agência. Em: Bandura, A.; Azzi, R. G. e Polydoro, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. (pp. 69-96). São Paulo: Artmed. 2008b.
BANDURA, A.; AZZI, R. G. & POLYDORO, S. A. J. (eds.) Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARROS, M. ; BATISTA-DOS-SANTOS, A. C. Por dentro da autoeficácia: um estudo sobre seus fundamentos teóricos, suas fontes e conceitos correlatos. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 112, p. 1-9, 2010. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/10818/5961/0>. Acesso em: 07 de out. 2022.
BATISTA, J. O. O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico: a EaD em foco. 2016. 259 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e em Matemática, Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
BATISTA, J. O.; MOCROSCKY, L. F. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA EM FUNÇÃO DE UM NOVO MODO DE CONCEPÇÃO DO CONHECIMENTO. Jornada de Estudos em Matemática, 2., Marabá. p. 41-52. ISSN 2448-434. 2016.
BELINE, W. ; COSTA, N. M. L. da; (Orgs), Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: Algumas Reflexões. Vários autores, Campo Mourão: Editora da FECILCAM, 2010.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. ed. AUTÊNTICA, 2012.
BORBA, M. de C.; SCUCUGLIA, R. R. S.; GADANIDIS, G. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BRITO, M. R. F. Um estudo sobre as atitudes em relação à Matemática em estudantes de 1º e 2º graus. 1996. 383f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587700>. Acesso em: 20 mai. 2020.
CAMPOS, J. R. P. Os usos das tecnologias digitais nas licenciaturas em matemática a distância em Minas Gerais. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018. Disponível em: <https://locus.ufv.br//handle/123456789/26630>. Acesso em: 20 mai. 2020.
CANDIOTTO, C. ; BASTOS, C. L. ; CANDIOTTO, K. B. B. Fundamentos da Pesquisa Científica: Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
CARNEIRO, L. de A.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Use of technologies in Brazilian public higher education in times of pandemic COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e267985485, 2020. DOI:10.33448/rsd-v9i8.5485. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/5485>. Acesso em: 25 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5485
COMETTI, M. A.; DISCUTINDO O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS NO CÁLCULO DE VÁRIAS VARIÁVEIS: CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA 3D PARA A APRENDIZAGEM. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) Universidade Federal de Ouro Preto – Ouro Preto – MG, 2014.
COSTA, A. E. B. Auto-eficácia e Burnout. Interação Psy, Maringá, v. 20, n. 1, p. 34-67, 2003. Disponível em: <http://www.dpi.uem.br/Interacao/Numero%201/PDF/Artigos/Artigo4.pdf>. Acesso em: 05 out. 2022.
COUTINHO, M. C. Relações entre crenças de autoeficácia, atitudes e atribuição de sucesso e fracasso em matemática: um estudo com alunos em transição do 5º para o 6º ano. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Baurú, 2020. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/192285>. Acesso em: 26 mar. 2021.
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CUNHA, M. F. da. Tecnologias digitais em cursos de licenciaturas em Matemática de uma universidade pública paulista. 2018. 250 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/180540>. Acesso em: 28 ago. de 2020.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GONÇALVES, A. A. M., et al.; FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE ENGENHARIA OFERECIDOS NA CIDADE DE OURO BRANCO – MG. Anais do 22º CBECiMat - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2016, p. 10279-10287.
GUEDES, J. de F. Produção de material didático para EaD no curso de licenciatura em matemática: o caso da UAB/IFCE. 2011. 126 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2011. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3098>. Acesso em: 28 ago. de 2020.
GUEDES, P. C. C. Algumas Aplicações do Software GeoGebra ao Ensino de Geometria Analítica. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2013. Disponível em <http://repositorio.ufes.br/jspui/bitstream/10/4808/1/tese_6682_Dissertação%20do%20MESTRADO%20Paulo%20Cezar%20versão%20final.pdf>. Acesso em: 28 ago. de 2019.
HALBERSTADT, F. F. A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ. 2015. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
HAIR, J. F., [et al]. Análise multivariada de dados. Tradução Adonai Schlup Sant’Anna. – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Bookman, 2009.
IAOCHITE, R. T.; AZZI, R. G. Escala de fontes de autoeficácia docente: Estudo exploratório com professores de Educação Física. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 71, p. 659-669, out./dez, 2012. Disponívem em : <https://www.researchgate.net/publication/324630727_Escala_de_fontes_de_autoeficacia_docente_Estudo_exploratorio_com_professores_de_Educacao_Fisica>. Acesso em: 23 de jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/psicolargum.v30i71.20345
JAMOVI. The jamovi project (2022). jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Disponívem em: <https://www.jamovi.org>. Acesso em 23 jun. 2022.
KENSKI, V. M. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O NOVO RITMO DA INFORMAÇÃO. Campinas: Papirus, 2008.
LÈVY, P. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999.
LOPES, R. P. Concepções e práticas declaradas de ensino e aprendizagem com TDIC em cursos de Licenciatura em Matemática. 2014. 691 f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT, Presidente Prudente, SP. 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/122253>. Acesso em: 28 ago. de 2020.
MALTA, I. Linguagem, Leitura e Matemática. In: Disciplinas Matemáticas em cursos superiores, CURY, H.N. (org), EDIPUCRS, Porto Alegre, 2004, pp 41-62.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MARTÍNEZ, I.M.; SALANOVA, M. Autoeficacia en el trabajo: el poder de creer que tú puedes. Estudios financieros, [s.l.], n. 45, 2006. Disponível em: <http://bscw.uji.es/pub/bscw.cgi/d319596/Martinez,%20I.%20y%20Salanova,%20M.%20(2006).%20Autoeficacia%20en%20el%20trabajo:%20el%20poder%20de%20creer%20que%20t%C3%BA%20puedes%E2%80%A6%20Estudios%20Financieros,%20279,%20175-202>. Acesso em: 18 set. 2022.
MASOLA, W. de J.; ALLEVATO, N. S. G. Dificuldades De Aprendizagem Matemática Dos Alunos Ingressantes Na Educação Superior Uma Inclusão Recorrente. Anais do III Seminário Internacional de Integração Étnico -Racial as Metas do Milênio, 2015, Vol. 2, Nº 3, 120-131. DOI: https://doi.org/10.18256/2447-3944/rebes.v2n1p64-74
MATOS, M. da M. Autoeficácia docente e escolha pelo ensino superior no contexto do estágio de docência em engenharia. 2015. 147 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/134133>. Acesso em: 23 de jun. 2022.
NETO, J. A. M. de. Tecnologia educacional: formação de professores no labirinto de ciberespaço - Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2007.
NUNES, M. F. O. Funcionamento e desenvolvimento das crenças de auto-eficácia: uma revisão. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 9, n. 1, p. 29-42, jun. 2008 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902008000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 07 out. 2022.
OBATA, J. Y.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M. A. Tecnologias, Educação e Educação Tecnológica: heranças e endereçamentos. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/2727>. Acesso em: 03 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v7.n1.a2727
PAJARES, F.; OLAZ, F. (2008). Teoria social cognitiva e autoeficácia: Uma visão geral. In Bandura, A.; Azzi, R. G.; Polydoro, S. (Eds.), Teoria social cognitiva: conceitos básicos(pp. 97-114). Porto Alegre: Artmed .
PEIXOTO, G. T. B., [et al], Tecnologias digitais na educação: pesquisas e práticas pedagógicas/ Organizadores Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto, Silvia Cristina Freitas Batista, Breno Fabrício Terra Azevedo, André Fernando Uébe Mansur – Campos dos Goytacazes, RJ: Essentia, 2015. DOI: https://doi.org/10.19180/978-85-99968-49-9
PINHEIRO, A. C. O ensino de álgebra e a crença de autoeficácia docente no desenvolvimento do pensamento algébrico. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Baurú, 2018. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/154898.>. Acesso em: 26 mar. 2021.
POHLERT, T. (2018). PMCMR: Calculate Pairwise Multiple Comparisons of Mean Rank Sums. [R package]. Disponível em: <https://cran.r-project.org/package=PMCMR>. Acesso em: 20 mai. 2020.
REIS, E. Estatística descritiva. Lisboa: Edições Sílabo. 2000.
REVELLE, W. (2019). psych: Procedures for Psychological, Psychometric, and Personality Research. [R package]. Retrieved from <https://cran.r-project.org/package=psych>. Acesso em: 20 mai. 2022.
REY, F. L. G. (2005a). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
RUMSEY, D. J. Statistics for dummies. John Wiley & Sons. 2022.
SILVA, H. da, GRACIAS, T., [et al.], A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão; Miriam G. Penteado e Marcelo C. Borba (orgs.) - São Paulo: Olho d’Água, 2000.
SILVA, W. da. Um estudo correlacional entre o desempenho, as atitudes e as crenças de autoeficácia dos licenciandos em Matemática em relação aos conteúdos de Trigonometria do Ensino Médio. 259 f. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2021. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/216141/silva_w_dr_bauru.pdf?sequence=3&isAllowed=y>. Acesso em: 20 mai. 2022.
TORTORA, E. O lugar da matemática na Educação Infantil : um estudo sobre as atitudes e crenças de autoeficácia das professoras no trabalho com as crianças. 2019. 222 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru. Bauru, 2019. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/191442>. Acesso em: 20 mai. 2021.
VALENTE, J. A., O computador na sociedade do conhecimento. Campinas-SP: UNICAMP/NIED, 1999. 156p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.