A educação e o fracasso escolar: o eterno retorno do problema

Autores

  • Frederico Antônio de Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.72

Palavras-chave:

fracasso escolar, recuperação, produção do fracasso, improdutividade da escola, teoria do capital humano.

Resumo

O presente artigo discute questões referentes às explicações para o fracasso escolar, faz uma rápida trajetória sobre alguns mecanismos institucionalizados para resolver, minimizar e até explicar essa questão. Fala da criação da recuperação pela lei nº. 5.692 de 1971 e vai mais adiante quando discute o fracasso escolar, sendo justificado à luz dos problemas dos fracassados: o aluno, a família, a escola, a comunidade e os professores como responsáveis ou culpados pelo fracasso escolar. Questiona a ideia de culpar a vítima e aponta a estrutura dominante da sociedade capitalista como a grande responsável pelo fracasso escolar. Sob aportes teóricos críticos, o artigo discute os problemas do fracasso escolar no Brasil.

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Biografia do Autor

Frederico Antônio de Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Pedagogia pelo Instituto de Educacão de Minas Gerais (CPIEMG); mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG).

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Publicado

01/12/2008

Como Citar

de Araújo, F. A. (2008). A educação e o fracasso escolar: o eterno retorno do problema. Educação Em Foco, 11(12), 133–143. https://doi.org/10.24934/eef.v2i12.72