Reinventar Freire
uma utopia necessária à educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.8125Palavras-chave:
Formação Inicial do Professor, Método Paulo Freire, Educação como Ação Política, Ideologia da EducaçãoResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa no âmbito do doutorado, de natureza qualitativa, dentro do paradigma fenomenológico interpretativo e pretende refletir sobre a "Abordagem da Metodologia Freireana na formação inicial dos professores, na cidade do Recife (PE), e sua influência na prática docente desses profissionais", designadamente analisar se os modos pedagógicos freireanos são estudados ou trabalhados no processo inicial de formação, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas? Como estes repercutem na sua ação pedagógica? Para o desenvolvimento do estudo construiu-se um questionário online, com 40 perguntas abertas e fechadas, sendo a análise apresentada sobre 86 respostas obtidas.
Downloads
Referências
AGOSTINI, Nilo. Os desafios da educação a partir de Paulo Freire e Walter Benjamin. Petrópolis: Vozes, 2019.
ARISTÓTELES. Política. Lisboa: Editora Vega, 1998.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2021.
CHACON, Daniel Ribeiro. (org.). Pedagogia da resistência: escritos a partir da vida e da obra de Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2021.
COELHO, Germano. MCP: história do Movimento de Cultura Popular. Recife: Ed. do Autor, 2012.
FREIRE, Ana Maria. (org.). Testamento da Presença de Paulo Freire, o educador do Brasil: testemunhos e depoimentos. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021. DOI: https://doi.org/10.19137/praxiseducativa-2021-250301
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832001000100016
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 71. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 81. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GADOTTI, Moacir; Romão, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire; Guia da escola Cidadã, 2021.
KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. 1. ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f5tq
SILVA, Regina Nascimento e. A práxis educativa em uma perspectiva freireana? Rev. Ed. Popular, Uberlândia. Ed. Esp., p. 1-2, set. 2021.
SOUZA, João Francisco de. E a educação: ¿¿quê??: a educação na sociedade e/ou a sociedade a educação. Recife: Bagaço, 2004.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, José Jaime. (org.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.