Reinventar Freire

uma utopia necessária à educação brasileira

Autores

  • Valda Maria Colares Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- Universidade do Porto e Escola Estadual São Lucas, Olinda, PE https://orcid.org/0000-0001-6611-3444
  • Maria Teresa Guimarães de Medina Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-4828-026X

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.8125

Palavras-chave:

Formação Inicial do Professor, Método Paulo Freire, Educação como Ação Política, Ideologia da Educação

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa no âmbito do doutorado, de natureza qualitativa, dentro do paradigma fenomenológico interpretativo e pretende refletir sobre a "Abordagem da Metodologia Freireana na formação inicial dos professores, na cidade do Recife (PE), e sua influência na prática docente desses profissionais", designadamente analisar se os modos pedagógicos freireanos são estudados ou trabalhados no processo inicial de formação, nos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas? Como estes repercutem na sua ação pedagógica? Para o desenvolvimento do estudo construiu-se um questionário online, com 40 perguntas abertas e fechadas, sendo a análise apresentada sobre 86 respostas obtidas.

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Biografia do Autor

Valda Maria Colares, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- Universidade do Porto e Escola Estadual São Lucas, Olinda, PE

 Doutoranda em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciencias da educação da Universidade do Porto - FPCEUP. Porto, Portugal. Mestra em Ciências da Educação pela Universitat Rovira i Virgili (Tarragona) Espanha e Universidade do Porto (Porto), Portugal. Professora do Ensino Básico, na Escola Estadual São Lucas, séries finais, da Rede Estadual de Ensino, Olinda, Pernambuco. 

 

Maria Teresa Guimarães de Medina, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação- Universidade do Porto

Doutora e licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, Portugual. Professor Auxiliara do Departamento Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação; membro do Conselho Pedagógico; membro da Comissão Cientifica Licenciatura em Ciências da Educação. Coordenadora de Unidade Apoio à Integração Académica/Mentoria FPCEUP. Docente Responsável de Curso de Educação contínua Educação, Cooperação e Sul Global: Qualidade e Cooperação para o Desenvolvimento na área da Educação. Presidente da Comissão Científico Pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U.Porto). Coordenadora da Mentoria FPCEUP.
Membro da Coordenação da Rede Portuguesa de Mentoria/Tutoria Interpares no Ensino Superior
Vogal da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Mentoria.

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Publicado

06/04/2024

Como Citar

Colares, V. M., & Guimarães de Medina, M. T. (2024). Reinventar Freire: uma utopia necessária à educação brasileira. Educação Em Foco, 27(51), 1–32. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.8125