O aprender como fator de mudança nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85Palavras-chave:
Aprendizagem, qualificação, habitus, reflexibilidade.Resumo
O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.Downloads
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Publicado
04/02/2010
Como Citar
Moreira, A. (2010). O aprender como fator de mudança nas organizações. Educação Em Foco, 12(14), 83–104. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85
Edição
Seção
Artigos
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