O aprender como fator de mudança nas organizações

Autores/as

  • Alex Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85

Palabras clave:

Aprendizagem, qualificação, habitus, reflexibilidade.

Resumen

O estudo aqui apresentado parte de uma nova perspectiva. Buscar-se mostrar um pouco das subjetividades nas relações humanas no trabalho, mais precisamente como o aprender pode gerar modificações nas práticas sociais no trabalho. A articulação teórica foi forjada a partir de conceitos fundados em Phillipe Zarifian, Pierre Bourdieu e Anthony Giddens. O estudo a partir do qual se originou foi desenvolvido em uma organização de porte industrial, situada no município de Contagem, Minas Gerais, líder em seu segmento no ramo de eletrônicos/informática. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas feitas com trabalhadores responsáveis por diversas funções e em vários setores da organização, além de exaustiva imersão em campo. Sua utilização nas análises viabilizou a construção teórica propriamente dita e articulação dos autores, possibilitando concluir que a aprendizagem pode ser importante fator catalisador dos processos de reflexibilidade nas organizações, em consequência de mudança nas mesmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro; especialista em Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais da Universidade do Estado de Minas Gerais (CEPEMG/UEMG) e licenciado em Geografia pela PUC de Minas Gerais. Atualmente atua como Árbitro da Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem (Caminas) e como coordenador da Câmara Setorial de Relações de Ensino. É professor do Programa de Mestrado da FEAD, professor adjunto da PUC/MG e UEMG. Atua com ênfase em aprendizagem escola/organizações, gestão de pessoas, trabalho e negociação.

Publicado

2010-02-04

Cómo citar

Moreira, A. (2010). O aprender como fator de mudança nas organizações. Educação Em Foco, 12(14), 83–104. https://doi.org/10.24934/eef.v12i14.85