As políticas de formação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA):

agruras e conquistas da disciplina EJA nas licenciaturas do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8557

Palavras-chave:

Trabalho docente, Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial, Formação Continuada.

Resumo

O presente artigo analisou os desafios e as conquistas formativas da inserção da disciplina EJA nas licenciaturas do IFG a partir do trabalho desenvolvido pelas docentes. É uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada no materialismo histórico e dialético, pois buscou apreender as contradições históricas da formação inicial dos professores voltadas para a EJA. Foram entrevistadas cinco docentes, responsáveis pela disciplina de EJA, tendo como base um roteiro inicial de questões.  Os dados levantados foram confrontados com as orientações sobre a formação de professores instituídas pela legislação e as formulações teóricas sobre a temática da EJA. Apreendeu-se que há um apagamento da EJA nas últimas políticas educacionais instituídas para a formação inicial do docente. Contudo, observou-se que, onde é realizada, há um grande ganho formativo, segundo as docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guenther Carlos de Almeida, Instituto FEderal de Goiás

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professor do IFG Campus Goiânia Oeste e do Programa de Pós-graduação em Educação do IFG. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT).

Sra. Mad' Anna, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Goiânia. Tem experiência na área de Educação e História, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho e educação, educação de jovens e adultos, educação profissional e politicas educacionais. Atualmente participa da pesquisa Trabalho, Educação, Políticas Públicas na EJA e Formação de Trabalhadores. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Câmpus Goiânia/IFG. Membro do Fórum Goiano de EJA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/IFG e Mestrado Acadêmico em Educação/IFG

Sr. Sebastião, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação também pela UFG (2017). É membro do NUPEMARX (Núcleo de Pesquisa Marxista) e do NUPEEFT (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e professor titular da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, proeja, educação pública na modalidade EJA e práticas docentes em ensino de História. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não-normativa.

Referências

ALBUQUERQUE, Olga Mirian Alves Pereira de; SANTOS, Nádson Araújo; ANDRADE, Renata Cristina Lopes. Da visibilidade ao apagamento: implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 37, p. e15116, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15116. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15116. Acesso em: 10 fev. 2024.

ANFOPE. Manifesto da Frente Revoga BNC-Formação pela retomada da Res.02/2015. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 11, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/formov/article/view/938/827. Acesso em: 10 fev. 2023.

ARROYO, Miguel González. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (orgs). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50.

BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BRASIL. CNE/CEB. Parecer nº 11, de 5 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: CNE, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

BRASIL. CNE/CP. Parecer nº 14, de 10 de julho de 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: CNE, 2020a.

BRASIL. CNE/CP. Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Brasília, DF: CNE, 2020b.

DIAS-DA-SILVA, M. H. G. F. Política de formação de professores no Brasil: as ciladas da reestruturação das licenciaturas. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 381-406, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9763. Acesso em: 18 fev. 2024.

FRIGOTTO, G. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 75-100.

IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

LESSARD, C. A universidade e a formação profissional dos docentes: novos questionamentos. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 27, n. 94, p. 201-227, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mz8wyGtn6r8C5pNBXqVFkbH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 fev. 2024.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Striner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2007.

MAUÉS, O. C. A agenda da OCDE para a Educação: a formação do professor. In: GARCIA, D. M. F. (org.). Formação e profissão docente em tempos digitais. Campinas, SP: Alínea, 2009. p. 15-39.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Professores com formação Stricto Sensu e o desenvolvimento da pesquisa na Educação Básica na Rede Pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 2008. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.

SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Formação de educadores na Educação de Jovens e Adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, out./dez. 2019.

DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698161277

VENTURA, Jaqueline; BOMFIM, Maria Inês. Formação de professores e Educação de Jovens e Adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n.2, p.211-227, 2015.

Downloads

Publicado

23/10/2024

Como Citar

de Almeida, G. C., Desire´é Ribeiro de Castro, M. A., & Claudio Barbosa, S. (2024). As políticas de formação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA):: agruras e conquistas da disciplina EJA nas licenciaturas do Instituto Federal de Goiás (IFG). Educação Em Foco, 27(53), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8557