As políticas de formação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA):
agruras e conquistas da disciplina EJA nas licenciaturas do Instituto Federal de Goiás (IFG)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8557Palavras-chave:
Trabalho docente, Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial, Formação Continuada.Resumo
O presente artigo analisou os desafios e as conquistas formativas da inserção da disciplina EJA nas licenciaturas do IFG a partir do trabalho desenvolvido pelas docentes. É uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada no materialismo histórico e dialético, pois buscou apreender as contradições históricas da formação inicial dos professores voltadas para a EJA. Foram entrevistadas cinco docentes, responsáveis pela disciplina de EJA, tendo como base um roteiro inicial de questões. Os dados levantados foram confrontados com as orientações sobre a formação de professores instituídas pela legislação e as formulações teóricas sobre a temática da EJA. Apreendeu-se que há um apagamento da EJA nas últimas políticas educacionais instituídas para a formação inicial do docente. Contudo, observou-se que, onde é realizada, há um grande ganho formativo, segundo as docentes.
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