Políticas de formación docente en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA):

dificultades y logros de la disciplina EJA en cursos de pregrado en el Instituto Federal de Goiás (IFG)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8557

Palabras clave:

Trabajo docente, Educación de Jóvenes y Adultos, Formación inicial, Formación Continua

Resumen

O presente artigo analisou os desafios e as conquistas formativas da inserção da disciplina EJA nas licenciaturas do IFG a partir do trabalho desenvolvido pelas docentes. É uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada no materialismo histórico e dialético, pois buscou apreender as contradições históricas da formação inicial dos professores voltadas para a EJA. Foram entrevistadas cinco docentes, responsáveis pela disciplina de EJA, tendo como base um roteiro inicial de questões.  Os dados levantados foram confrontados com as orientações sobre a formação de professores instituídas pela legislação e as formulações teóricas sobre a temática da EJA. Apreendeu-se que há um apagamento da EJA nas últimas políticas educacionais instituídas para a formação inicial do docente. Contudo, observou-se que, onde é realizada, há um grande ganho formativo, segundo as docentes.

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Biografía del autor/a

Guenther Carlos de Almeida, Instituto FEderal de Goiás

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação Física pela Universidade de Brasília e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É professor do IFG Campus Goiânia Oeste e do Programa de Pós-graduação em Educação do IFG. Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT).

Mad' Anna Desire´é Ribeiro de Castro, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1988), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). É professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Goiânia. Tem experiência na área de Educação e História, atuando principalmente com os seguintes temas: trabalho e educação, educação de jovens e adultos, educação profissional e politicas educacionais. Atualmente participa da pesquisa Trabalho, Educação, Políticas Públicas na EJA e Formação de Trabalhadores. Líder do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores (NUPEEFT) - Câmpus Goiânia/IFG. Membro do Fórum Goiano de EJA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/IFG e Mestrado Acadêmico em Educação/IFG

Sebastiäo Claudio Barbosa, Instituto Federal de Goiás

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação também pela UFG (2017). É membro do NUPEMARX (Núcleo de Pesquisa Marxista) e do NUPEEFT (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Educação e Formação de Trabalhadores). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e professor titular da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, proeja, educação pública na modalidade EJA e práticas docentes em ensino de História. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não-normativa.

Citas

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DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698161277

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Publicado

2024-10-23

Cómo citar

de Almeida, G. C., Desire´é Ribeiro de Castro, M. A., & Claudio Barbosa, S. (2024). Políticas de formación docente en Educación de Jóvenes y Adultos (EJA): : dificultades y logros de la disciplina EJA en cursos de pregrado en el Instituto Federal de Goiás (IFG). Educação Em Foco, 27(53), 1–20. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8557