Contribuições de pesquisas sobre dificuldades no processo de alfabetização: período de 2010 a 2014 / Contributions of researches on difficulties in the literacy process: period from 2010 to 2014

Authors

  • Dirce Charara Monteiro Universidade Estadual Paulista / Centro Universitário de Araraquara-UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1285

Keywords:

dificuldades, processo de alfabetização, proposta pedagógica.

Abstract

RESUMO

A presença de alunos com dificuldades no processo de alfabetização no final do segundo ciclo do ensino fundamental desafia pesquisadores e docentes a identificarem fatores bem como a buscarem propostas pedagógicas que minimizem o problema. Considerando o grande número de pesquisas existentes sobre o tema alfabetização, julgamos importante levar em conta os resultados dessas pesquisas como ponto de partida para a elaboração de uma proposta pedagógica para esse tipo de aluno. Com esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica de pesquisas sobre dificuldades no processo de alfabetização em periódicos da área de educação e em bancos de teses e dissertações nos últimos cinco anos (2010-2014), complementando o levantamento realizado por Guimarães (2011) que abrangeu o período compreendido entre 1961e 2009.

 

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dirce Charara Monteiro, Universidade Estadual Paulista / Centro Universitário de Araraquara-UNIARA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP,Araraquara,SP.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino,Gestão e Inovação do Centro Universitário de Araraquara-UNIARA.

Área de pesquisa:formação do professor e práticas pedagógicas.

Published

2018-09-20

How to Cite

Monteiro, D. C. (2018). Contribuições de pesquisas sobre dificuldades no processo de alfabetização: período de 2010 a 2014 / Contributions of researches on difficulties in the literacy process: period from 2010 to 2014. Educação Em Foco, 21(34), 321–340. https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1285