Contribuições de pesquisas sobre dificuldades no processo de alfabetização: período de 2010 a 2014 / Contributions of researches on difficulties in the literacy process: period from 2010 to 2014
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i34.1285Palabras clave:
dificuldades, processo de alfabetização, proposta pedagógica.Resumen
RESUMO
A presença de alunos com dificuldades no processo de alfabetização no final do segundo ciclo do ensino fundamental desafia pesquisadores e docentes a identificarem fatores bem como a buscarem propostas pedagógicas que minimizem o problema. Considerando o grande número de pesquisas existentes sobre o tema alfabetização, julgamos importante levar em conta os resultados dessas pesquisas como ponto de partida para a elaboração de uma proposta pedagógica para esse tipo de aluno. Com esse objetivo, realizamos uma revisão bibliográfica de pesquisas sobre dificuldades no processo de alfabetização em periódicos da área de educação e em bancos de teses e dissertações nos últimos cinco anos (2010-2014), complementando o levantamento realizado por Guimarães (2011) que abrangeu o período compreendido entre 1961e 2009.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.