Influência do PIBID na formação e na prática de professores de Biologia / Influence of PIBID on the formation and in the practice of Biology teachers
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1738Keywords:
Formação docente, Prática pedagógica, PIBID, Ensino de BiologiaAbstract
Este estudo trata da influência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID sobre a formação e a prática pedagógica de professores de Biologia, ex-bolsistas do Programa. Caracteriza-se como Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e utilizou a entrevista como técnica de coleta de dados. A investigação revelou que as aprendizagens construídas no âmbito do Programa foram essenciais para pensarem sobre os desafios de ser professor no contexto da escola pública, particularmente quanto à relação professor-aluno e à seleção e elaboração de metodologias de ensino na Educação Básica, constituindo-se um desafio no sentido de encontrar formas de enfrentamento das condições de trabalho e da precariedade que, historicamente, marcam a profissão.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.