Governo Vargas, trabalho e o Ensino Primário: discursos dos jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” / Vargas government, work and primary education: speeches from Folha de Minas and Estado de Minas
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1973Keywords:
Trabalho, intolerância, ensino primário.Abstract
Neste artigo analiso a concepção de trabalho no ensino primário de Minas Gerais do período de 1930 a 1954. As fontes utilizadas são os jornais “Folha de Minas” e “Estado de Minas” do período contemplado. Nos resultados destacou-se a ênfase da construção de uma identidade nacional coletiva com realce à criança “a ser preparada para o trabalho” e um investimento no trabalho industrial, principalmente nas escolas urbanas. Também é perceptível um acirramento dos discursos que convergem para a intolerância ao não-trabalho e ao não-trabalhador, em um “terreno fértil” potencializado pelo governo varguista. Os principais referenciais teóricos desta pesquisa sustentam-se nos conceitos de política de massas e propaganda, de Maria Helena Rolim Capelato; cultura política de Ângela de Castro Gomes, além de referências da História da Educação que discutem a relação da cultura política com as práticas educativas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.