Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.235Keywords:
ensino de ciências, educação, erística, dialética socrática, pseudociência.Abstract
Esta pesquisa investiga uma proposta de ensino inspirada nos diálogos socráticos (Dialética) e nos estratagemas de Schopenhauer (Erística), com o objetivo de educar os estudantes para o debate de conceitos científicos e o reconhecimento de argumentos falaciosos encontrados em textos pseudocientíficos na mídia não especializada e no contexto da vida cotidiana. A metodologia de pesquisa usada foi o estudo de caso, por meio de um minicurso ministrado a estudantes de engenharia, com carga horária total de oito horas-aula, divididas em quatro módulos de duas horas-aula cada. Ao fim dessa atividade, os estudantes foram capazes de reconhecer as falhas de argumentação contidas nos textos apresentados, inclusive de áreas distintas das que foram exploradas ao longo das atividades, manifestando também o desejo de prosseguir no aprofundamento desse tipo de estudo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-02-26
How to Cite
Assis, E. A. de S., & da Silva, F. W. O. (2012). Uma estratégia de ensino inspirada na Dialética Socrática e na Erística. Educação Em Foco, 14(18), 149–167. https://doi.org/10.24934/eef.v14i18.235
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.