Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734

Keywords:

pesquisa qualitativa, hermenêutica, hermenêutica educacional

Abstract

A Hermenêutica Educacional configura-se atualmente como um método de compreensão da realidade educacional. Criada na Alemanha, a Hermenêutica Educacional procura compreender as relações humanas envolvidas na educação. Como aliado das Ciências da Educação, esse método amplia visão sobre o fenômeno educacional. Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir de maneira original a base teórica da Hermenêutica Educacional. O artigo tem como questões norteadoras: Qual é o campo de pesquisa da Hermenêutica? Quais são as bases epistemológicas e teóricas da Hermenêutica? Qual é a importância da Hermenêutica Educacional para a compreensão da realidade educacional? Esse método traz para a área da Educação a possibilidade de compreensão da realidade educacional, por meio de reflexões do sentido educacional, entendimento e auto-compreensão do mundo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Karina Augusta Limonta Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade de Passos

Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Passos no Departamento de Pedagogia.

Published

2019-08-12

How to Cite

Vieira, K. A. L. (2019). Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional. Educação Em Foco, 22(37), 8–26. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2734