A história da pós-graduação no Brasil e a construção do espaço acadêmico científico da educação
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3577Keywords:
Grupos de Pesquisa. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação.Abstract
Este artigo trata da história da construção do espaço científico da Educação e dos processos pelos quais a pós-graduação consolidou a pesquisa científica no Brasil e os grupos de pesquisa nas diversas áreas de conhecimento. Assim, objetivou-se investigar o movimento histórico pelo qual se engendrou a pós-graduação em Educação no país, a partir das primeiras intencionalidades de construção do espaço acadêmico educacional, que datam de 1892, até meados da década de 2010, período em que se consolida o processo de constituição e ampliação da pós-graduação, e a emergência dos grupos de pesquisas nesse âmbito. Mediante uma revisão bibliográfica da literatura educacional acerca da pósgraduação, com Henriques (1994), procedemos à investigação da construção do campo científico da Educação. Os resultados apontam que as transformações da pós-graduação em Educação trouxeram novas condições de produção do conhecimento.Downloads
References
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo cientifico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
CAMPOS, M. M.; FÁVERO, O. A pesquisa em educação no brasil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo. N.88, p.5-17, fev. 1994.
CURY, C. R. J. Ideologia e educação brasileira: católicos e liberais. São Paulo: Cortez, 1985.
HAYASHI, C. R. M. O campo da História da Educação no Brasil: Um estudo baseado nos grupos de pesquisa. 2007. 249 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
HENRIQUES, V. M. Paradigmas em Educação Campo Educacional: Identidade Científica e Interdisciplinaridade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.74, n. 178, p.655-680, set./dez.1993.
ROMÊO, J. R. M.; ROMÊO, C. I. M.; JORGE, V. L. ESTUDOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL, UNESCO, 2004. http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139901por.pdf
SANDER, B. O estudo da administração da educação na virada do século.In: MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 55-68.
SANTOS, A. L. dos. A pós-graduação em educação e o tratamento do tema política educacional: uma análise da produção do conhecimento no Nordeste do Brasil. UFPE Centro de Educação/PE, 271 p. Tese de Doutorado em Educação (Programa de Pós-Graduação UFPE-PE) Pernambuco, 2008.
SANTOS, C. M. dos. TRADIÇÕES E CONTRADIÇÕES DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL. Educação e Sociedade. Campinas, SP. Vol. 24, n. 83, p. 627-641, agosto 2003.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. As condições da produção científica em Educação: do modelo de áreas de concentração aos desafios das linhas de pesquisa. Educação Temática Digital, Campinas, SP. V. 4, n.2, p. 78-93, jun. 2003.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
SILVA JR, C. A. O espaço da administração no tempo da gestão. In: MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 199 – 212.
SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPED. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ. V. 12, n. 36 set./dez. 2007.
XAVIER, L. N. O campo Educacional: entre a prática social e a legitimidade científica. Educação e Filosofia. Uberlândia, MG. N.11, P. 7-23 dez. 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.