Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido

Authors

  • Cleverson Ramom Carvalho Silva Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IF Sudeste MG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Doutorando em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FACE/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4602

Keywords:

Escola sem partido, Análise crítica do discurso, Ideologia, Poder.

Abstract

“Escola sem Partido” é um movimento político surgido em 2003, que em síntese, busca lutar contra a chamada “doutrinação ideológica”, supostamente promovida pelas escolas e universidades brasileiras. Considerando a linguagem como signo ideológico por excelência, este artigo buscou analisar criticamente o discurso veiculado pelo referido projeto, a partir do contexto social e político e do cartaz intitulado “Deveres do professor”. Para alcançar o objetivo, adotamos a perspectiva da Análise Crítica do Discurso, sustentada teoricamente por autores como Fairclough e Van Dijk. Ao final, os principais resultados apontaram para uma argumentação frágil, contraditória e impraticável, e que no seu discurso ecoa a voz conservadora e antidemocrática de uma parcela significativa da sociedade brasileira.

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Author Biography

Cleverson Ramom Carvalho Silva, Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IF Sudeste MG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Doutorando em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FACE/UFMG

Professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), campus Manhuaçu. Doutorando em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Bacharel em Economia e Administração. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia). Tem interesse nos seguintes temas: Economia Política, Estudos Críticos em Administração, Educação e Trabalho, Educação Profissional, Formação Integral/ humana.

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Published

2020-08-24

How to Cite

Carvalho Silva, C. R. (2020). Linguagem, poder e ideologia: uma análise crítica discursiva do Escola Sem Partido. Educação Em Foco, 23(40), 174–190. https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4602