Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula

ensino de História e identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5642

Palavras-chave:

Escrita escolar, Ensino de História, Identidade, Pensamento histórico

Resumo

Apresentam-se as reflexões resultantes da análise dos sentidos que um docente atribui ao ensinar História mediado pela língua escrita. A partir da necessidade de obter mais elementos para analisar as escritas das crianças e adolescentes, procurou-se compreender as concepções do professor sobre ensino e aprendizagem da escrita e como essas questões se relacionam, do ponto de vista deste sujeito, ao ensino de História e à constituição da identidade. O trabalho foi realizado considerando princípios da metodologia de pesquisa qualitativa, em vertente interpretativa e de viés etnográfico. Nossas análises têm apontado que a consideração dos sentidos atribuídos por docentes a seu fazer é relevante na elaboração de reflexões sobre o papel da escrita no ensino de História.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Lima dos Santos, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Bacharel e licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Educação na mesma universidade. Docente da Educação Básica de 1988 a 2002, atua na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2009, estando atualmente vinculada à Faculdade de Educação (FAED/UFMS), onde ministra as disciplinas de “Fundamentos e Metodologia do ensino de História” para o curso de Pedagogia e “Políticas Educacionais” para as demais licenciaturas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFMS, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Oficinas da História (UERJ); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História e Práticas de Linguagem - Currículo, História e Cultura (GEPEH/UFMS). 

Danielle Barreto, GEPEH/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pedagoga graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS) em 2019 com o artigo "SENTIDOS DO APRENDER A ESCREVER E PRÁTICAS EM SALA DE AULA: ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADE", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Limados Santos. , foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC/UFMS 2018-2019. Membro do "GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA E PRÁTICAS DE LINGUAGEM - CURRÍCULO, HISTÓRIA E CULTURA (GEPEH/UFMS)", atualmente realiza investigações na Linha de Pesquisa I - Práticas escolares de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Maria Aparecida Lima dos Santos, & Barreto, D. dos S. . (2021). Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula : ensino de História e identidade. Educação Em Foco, 24(44), 374–396. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5642