A proposta curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte:

a formação integral frente ao avanço neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6102

Palavras-chave:

Currículo, Educação Profissional, Ensino Técnico, Neoliberalismo

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo conhecer e analisar a Proposta Curricular implementada pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em 1995, portanto, no cenário em que o projeto neoliberal ganhava força no Brasil e já se fazia presente nas políticas econômicas e educacionais. Para tal discussão, realizamos, inicialmente, uma pesquisa exploratória sobre a relação entre o neoliberalismo e a educação e, em seguida, uma pesquisa documental, na qual investigamos a Proposta Curricular e o seu conteúdo. A leitura do documento nos levou a algumas conclusões: o modelo curricular da ETFRN propunha cursos técnicos com cargas horárias longas, com o propósito de promover a formação humana integral, mediante a união da teoria e a prática, rompendo com a dualidade estrutural da educação brasileira. Assim, a instituição se contrapunha aos cursos rápidos e voltados para a demanda do mercado de trabalho, conforme as orientações das políticas neoliberais para a educação.    

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Biografia do Autor

Ana Paula Marinho de Lima, http://orcid.org/0000-0003-4783-3731

Licenciada em Pedagogia (UERN), mestra em Ensino (UERN/IFRN/Ufersa) com bolsa Capes, doutoranda em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). 

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em História (UFPB), doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos "Trabalho, Educação e Sociedade" (G-Tres),grupo em rede com o Histedbr, da Unicamp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História e memória, Educação Profissional, formação saberes docente, história da educação, ensino de História.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Lima, A. P. M. de, & SOUZA, F. D. C. S. (2021). A proposta curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte:: a formação integral frente ao avanço neoliberal. Educação Em Foco, 24(44), 167–191. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6102