A ética do cuidado animal
aprendizagens a partir do protagonismo infanto-juvenil a partir da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental do município de Rio Grande
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7052Keywords:
direitos animais, escola, meio ambienteAbstract
A partir da pesquisa-ação e da análise documental, procedemos à investigação sobre as demandas, propostas, intervenções e avaliações desenvolvidas pelo conjunto de protagonistas da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Educação Ambiental (Rio Grande, RS), em 2019. Dentre os resultados obtidos, sobressaíram os temas dos resíduos sólidos e dos Direitos Animais (27,66%). Neste ensaio, concentramos nosso foco analítico/descritivo sobre este último, enfatizando a relevância do precoce envolvimento destes sujeitos aprendentes com tal temática, e a profundidade das questões levantadas, de modo a buscar sensibilizar o público adulto e os tomadores de decisões para a melhoria das relações humanas para com os Direitos Animais. Tais iniciativas explicitam o valor dos processos de ensino-aprendizagem, quando realmente participativos e efetivos, de modo a assegurar o respeito à outridade, em todas as interações sociais, e o incremento da qualidade de vida, humana e não humana.
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